Trinta e Seis anos de Vida Missionária

Redação JA  »  outubro 2020

O missionário da CBBN – Comunhão Batista Bíblica Nacional, Pr. Geovan Bezerra dos Santos juntamente com sua esposa, Vera, serve ao Senhor por 36 anos. Natural de Jaboatão dos Guararapes PE, nascido no dia 20 de agosto de 1962, Geovan foi salvo por Cristo aos 17 anos de idade, em outubro de 1977 através do ministério da Primeira Igreja Batista Bíblica no Bairro de Prazeres em Jaboatão dos Guararapes. No ano seguinte, 1978, foi batizado na mesma igreja pelo pastor Antonio Severino de Barros.

Ainda em 1978, durante uma conferência missionária foi desafiado por Deus e ajoelhando-se, entregou sua vida para servir a Deus. No ano seguinte, em 1979, ingressou no Seminário Teológico Batista Bíblico do Nordeste e, por quatro anos se dedicou aos estudos. Ao término do curso, aceitou o desafio de ir para a cidade de Avelino Lopes PI conhecer o trabalho do missionário Pr. José Antônio Marques, e ali serviu durante seis anos.   

Os primeiros seis anos no Piauí
O jovem Geovan chegou a Avelino Lopes no dia 14 de abril de 1984 e ali, servindo ao Senhor até o dia 12 de abril de 1990, sua vida foi lapidada e teve certeza que Deus poderia usá-lo como instrumento em suas mãos. Àquela altura, já estava com 21 aos de idade e foi quando conheceu aquela que viria a ser sua esposa, Vera Lúcia Ferreira.

O casamento foi realizado no dia 13 de agosto de 1984 na Igreja Batista em Nova Holanda BA, sendo oficiado por pelo Pr. José Antonio Marques. Dessa união, nasceram duas filhas, Darla Ferreira dos Santos, em 05 de junho de 1985 e Rute Ferreira dos Santos, em 01 de março de 1987. Darla está casada com Eduardo Sierra e esperando a primeira filha, Júlia e Rute, casada com Adriano Santos Silva e tem dois filhos, Eduardo (5) e Luisa (3).

Naqueles primeiros anos de trabalho em Avelino Lopes, Geovan participou do desenvolvimento missionário na região, incluindo todos os povoados onde hoje existem igrejas organizadas. Foi um tempo em que houve salvação de muitas almas, com o florescimento da obra missionária na região de modo muito especial. A equipe desenvolvida pelo Pr. José A. Marques era formada por mais três missionários: Pr. Antônio dos Santos, irmãos Gildo e Geovan, o mais novo do grupo. O pastor José os levava para os povoados na sua caminhonete C-10 e as comunidades eram alcançadas. Depois de certo tempo, a C-10 foi substituída pelo “Azulão”, um Jeep Toyota que os levava mais longe ainda, sempre acompanhados pelas esposas e jovens da igreja. Foram anos marcantes pelos frutos colhidos, dos quais todos se lembram com saudade.

Trinta anos nos campos de Goiás
A família Santos chegou Novo Gama GO, no dia 14 de abril de 1990 para iniciar ali a primeira Igreja Batista em Novo Gama. Pr. Geovan sempre testifica que estava completamente seguro da sua decisão de servir a Deus naquele novo campo, onde começou a implementar a metodologia de trabalho missionário praticada e aprendida naqueles primeiros anos no Piauí.

Como missionários, ele e sua esposa tinham em mente plantar igreja nos bairros daquela cidade.  Sonhava em ver igrejas com seus pastores ou missionários trabalhando. Além do trabalho inicial em Novo Gama, deram início a mais uma congregação no bairro Lunabel, onde hoje tem uma igreja organizada. O trabalho foi entregue para o casal missionário Pr. Alexsandro e Corina, com o terreno, planta para a construção do templo e um salão, onde mais tarde Geovan ajudou na construção da casa pastoral. O primeiro desafio concretizou-se com a ordenação do Pr. Alexsandro. Lunabel foi a primeira igreja plantada através da Igreja em Novo Gama GO.

Ao longo dos anos, enquanto a igreja em Novo Gama foi se desenvolvendo, novos ministérios foram iniciados. Entre esses projetos, destacamos os principais: Projeto Somaha da união Masculina da Igreja, com várias atividades de treinamento para os pregadores, e realização de trabalhos práticos, como mutirões, por exemplo. Projeto de retiro espiritual durante o período de carnaval, já realizado por 25 anos com muitos resultados na vida de irmãos tanto de Goiás como de outras regiões que tem participado, como Nordeste, Sul e Sudeste. União de mulheres desenvolvendo vários projetos dentro do seu departamento, como projetos missionários, projeto amor que se doa, organizando e arrecadando cestas básicas para ajudar os que estão carentes, e ainda levando outras a Cristo. O ministério destas irmãs ajuda mulheres que passam dificuldades auxiliando-as em diversas áreas. Projeto Maná que surgiu quando foi iniciada a Congregação Batista Bíblica em Mont Serrat, outro bairro da cidade que está sendo alcançado por mais uma igreja sendo plantada. O projeto Maná visa a salvação de crianças e, através elas, seus familiares.

Atualmente, a Primeira Igreja Batista Bíblica em Novo Gama, realiza seus cultos e reuniões num sobrado localizado no Centro da Cidade e está com um projeto de ampliação há quatro anos. Com o término ampliação da construção, haverá maiores possibilidades para o treinamento de novos obreiros que irão atuar na plantação de mais igrejas na região. O sonho é organizar o Seminário batista Bíblico do centro Oeste.

A PIBB em Novo Gama desenvolve uma forte visão missionária e apoia diversos projetos além daqueles ao seu redor, como o Pr. Alexsandro Luiz em Lunabel. Envia regularmente ofertas para a Comunhão Batista Bíblica Nacional, Pr. Denílson Luiz, Brejo da Serra BA.

Pr. Carlos Prates, Campo Norte MG, Odailto Leite, Luís Eduardo Magalhães BA e o missionário Ismael em Mansidão BA.

Pr. Geovan e sua família manifesta gratidão e muita consideração a todos que tem apoiado seu ministério através dos anos, tanto no sustento financeiro, quanto na amizade e companheirismo.

Para contatos: (61) 99168-6291 (WhatsApp)
E-mail: pr.gevan@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *