Transforme sua crise em bênção

Sulamita Silva  »   julho 2021

Josué 2.1-21

Esse texto conta-nos a história de Raabe, uma mulher que foi um exemplo de como tomar decisões certas e manter-se firme num momento em que todas as impossibilidades pareciam levantar-se contra ela.

Raabe agiu com inteligência – ela sabia dos acontecimentos referentes a Israel, e de como o Deus Todo Poderoso operara sinais tremendos e de forma maravilhosa os havia conduzido até ali. Ela foi sábia ao fazer um acordo de proteção com os espias.

Raabe agiu com coragem – ao ajudar aos espias ela assumiu o risco de ser apanhada em uma traição passível de morte para ela e sua família. Porém, com essa iniciativa, ela conseguiu a salvação de sua família.

Raabe demonstrou fé – Ao reconhecer a superioridade do Deus de Israel sobre seus deuses, ela curvou-se em um ato de fé e obediência, e isso lhe trouxe a honra de ser colocada na linhagem do Messias.

Raabe obedeceu – ela colocou imediatamente o cordão vermelho em sua janela conforme a ordem dos espias. A obediência sempre traz recompensas.

Com Raabe aprendemos que a vitória vem quando enfrentamos as crises e nunca quando fugimos delas. Nunca limite o poder de Deus. Sempre acredite  na possibilidade de um milagre. Creia que a providência divina é maior que a tragédia humana.

Quando nos colocarmos totalmente sob a direção de Deus Ele transformará nossas circunstâncias além de nossos sonhos mais fantásticos. Porém é necessário que deixemos que Ele o faça do jeito dele e no tempo dele.

Um poeta desconhecido escreveu o seguinte sobre a direção de Deus em nossas vidas:

“Nos pastos verdejantes? Nem sempre; às vezes Deus, que sabe o melhor, em Sua bondade me leva por caminhos cansativos, onde há sombras pesadas; sem o calor e o brilho do sol, sem o sol na mais negra noite. Eu poderia desmaiar de tristeza e medo só por causa disto, mas sei que Ele segura minha mão; por isso, quer me conduza a terras verdejantes ou desertos, eu confio, embora não possa entender. Águas de descanso? Não, nem sempre; às vezes à minha volta sopram fortes tempestades, e sobre a minha alma passam ondas e vagalhões. Mas quando a tempestade é mais forte e, eu grito alto pedindo ajuda, o Mestre se coloca ao meu lado e sussurra para a minha alma: – Calma, sou Eu. Acima da tempestade ouço-o dizendo: – Além destas trevas há um dia perfeito, em cujos caminhos eu te dirigirei. – Portanto, posso ir com segurança onde quer que Ele me leve; e nas bênçãos do porvir eu saberei por que em Sua sabedoria Ele me dirigiu por aqui! ”

Às vezes coisas difíceis acontecem conosco para que a glória e o poder de Deus sejam revelados por nosso intermédio. O sofrimento não é agradável, mas o desejo de Deus é que sejamos “participantes da Sua santidade” (Hebreus 12.10). Deus deseja que andemos com Ele pela fé enquanto Ele nos guia pelas aflições, e nos ensina a confiar nele em meio às dificuldades.

Uma resposta para “Transforme sua crise em bênção”

  1. Cosmo Silva disse:

    Gratidão a Deus pela vida da minha esposa Sulamita. Os dias mais sombrios de nossas vidas, vivemos aqui no Sul do Brasil. Deus nos ensinou a confiar plenamente nEle. Aprendemos três coisas inesquecíveis: A Presença de Deus constante conosco. A Provisão de Deus em suprir todas as nossas necessidades e a Proteção do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *