SAIBRES, o que é SAIBRES?

Redação JA  »   abril 2022

Essa era a pergunta que eu fazia logo que me casei e passei a fazer parte da união de senhoras em nosso primeiro ministério.  Antes de me casar pertencia a outra denominação, o que despertava ainda mais minha curiosidade. Finalmente chegou o grande dia do encontro anual tão esperado por todas as mulheres e nunca mais deixei de participar.

Mara Santos

Saíamos bem cedo de Campinas com alguns ônibus fretados. Tomávamos café no ônibus para não chegarmos atrasadas e, também, porque queríamos pegar um bom lugar no auditório. Casacos, lanches e muita empolgação não faltavam. Foi assim por alguns anos até queeu e meu esposo viemos para São Bernardo do Campo onde eu pude fazer parte da diretoria da SAIBRES.

Hoje, 35 anos se passaram desde o primeiro encontro que tive o privilégio de participar.  Se alguém me perguntar; o que é SAIBRES?  Eu respondo: somos um grupo de mulheres que amam o Senhor Jesus e nos encontramos para celebrarmos a salvação que Ele nos deu ao morrer na cruz pelos nossos pecados.  Digo mais,  somos  portadoras de um legado deixado pelas mulheres de Lucas 8.1-3:

“Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios;Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens”.

Essas mulheres, amavam e serviam ao Senhor, prestando serviços e assistindo os apóstolos. Usavam seus próprios recursos alegremente, cooperando com o reino de Deus.

Na SAIBRES, da mesma forma, com coração disposto ofertamos por meio de campanhas, abençoando os missionários, os obreiros, em construção de igrejas, na aquisição de veículos entre outros. A SAIBRES tem, também, como objetivo ministrar a Palavra a outras mulheres conforme Tito 2.3 nos exorta:

“Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,”

Tudo isso, objetivando edificar umas às outras e fazer discípulas, seguidoras de Cristo através do ministério feminino. Usando ferramentas como a revista Missão Mulher, os congressos e encontros regionais, como a Mini-SAIBRES e outras programações voltadas para o público feminino. Desta maneira a SAIBRES vem cumprindo a missão para qual ela nasceu.

Mas onde tudo começou?

Não era SAIBRES, no começo. Começou com uma reunião informal onde as missionárias e esposas de pastores se encontravam para estudar a Palavra e se ajudarem mutuamente nas suas dificuldades ministeriais. Com o decorrer dos anos viram a necessidade de trazerem para esses encontros, as esposas de diáconos para que, juntas, pudessem também serem instruidas  na Palavra. Mais tarde, vieram as demais lideranças femininas…. Agora somos SAIBRES –  Senhoras Associadas das Igrejas Batistas Regulares.

Temos que levar em conta que foi um processo. Primeiro as reuniões, depois a sigla, e na sequência vieram as campanhas missionárias: roupas, agasalhos e objetos para ajudar as famílias missionárias. Mais tarde, campanha para transporte e condução. Começou com uma bicicleta para que um jovem pastor pudesse fazer visitas, caminhonete, barco e, mais recentemente, um avião. Ajudamos na compra de casas para missionárias solteiras que estavam no campo, tratamento dentário, prótese, emfim, tudo que Deus tem permitido, temos abraçado.

É importante recordarmos os pequenos começos para despertar em nós gratidão por tudo o que Deus tem feito por meio desse ministério. Para a Gloria de Deus a SAIBRES é considerada a obra mais bem-sucedida da denominação devido ao seu alcance e engajamento voluntário das mulheres, que tem sido um grande impacto nesses mais de 50 anos. Creio que a SAIBRES continuará crescendo conforme os propósitos e a vontade de Deus.

Oferta de 2022 e 2023

Neste ano, a oferta levantada  será para o  Projeto Missionário em Itapipoca, liderado pelo missionário Pedro Ferreira. A contrinuição será para a  construção do prédio da  Igreja Batista em Itapipoca, no Ceará.

Pr. Pedro Ferreira e família em Itapipoca CE

Para 2023, em abril, já está decidido que direcionaremos nossas ofertas para o projeto da nacional , UMBREB, (União de Mulheres Batistas Regulares do Brasil), para a construção do prédio da Igreja Batista em Arapoti no Paraná. Que Deus fortaleça nossos braços para a boa obra que tem sido colocada diante de nós.

O encontro de 2022

Sob o tema, “Vamos Celebrar”, a SAIBRES 2022 terá seu encontro no dia 28 de maio, com início às 9 horas. O local será na Igreja Batista Boas Novas no Parque Vila Prudente, São Paulo SP. Para maiores informações entre em contato: Mara Santos: (11) 95921-7921; Maria Torres (11) 97433-8348; Jovita Alves (11) 95950-5720.

Atualmente estou na presidência e o grande o desafio tem sido manter as uniões femininas motivadas enfrentando os obstáculos que surgiram durante a pandemia. Não tem sido fácil! Mas temos um motivo para celebrarmos o retorno, com o coração cheio de gratidão a Deus, pois Ele nos preservou com vida! Celebremos os Seus feitos.

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei. Salmos 28.7.

Mara Santos

Presidente da SAIBRES

Uma resposta para “SAIBRES, o que é SAIBRES?”

  1. Pr.+Joel+Azer. disse:

    Bom dia Mara. Bom te ver por aqui e em plena atividade. Um abração pra vcs .Saudades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.