Priorizando a educação dos filhos em momentos difíceis

Betânia Thompson  »   setembro 2021

Devido a diversos desafios ao longo da pandemia, muitas famílias tiveram que alterar suas prioridades. Agora, na véspera das matrículas de 2022, quero que reflitam sobre a prioridade da escola para seus filhos. Me preocupo quando ouço famílias cristãs escolhendo opções mais em conta ou públicas quando há uma escola Cristocêntrica na cidade. Entendo que há famílias passando por necessidades, mas também sei que para outras é uma questão de prioridades. Decisões sobre a educação dos filhos são de extrema importância, pois a escola junto com o lar e a igreja, estabelecem o alicerce para a filosofia de vida e valores do aluno. Um professor treinado com uma cosmovisão bíblica irá ensinar cada matéria com uma perspectiva diferente, pois sabe que nenhuma matéria pode ser apresentada de forma íntegra se ignorar o Criador.

Reflita sobre alguns motivos para colocar seus filhos em uma escola Cristocêntrica:
1) Os pais irão prestar contas a Deus pelo que seus filhos são ensinados na escola (Provérbios 22:6, Efésios 6:4b). Os professores devem ser uma extensão do que os pais cristãos ensinam no lar. Muitas escolas fazem exatamente o contrário, ensinando aos alunos as filosofias do mundo, causando graves danos.
2) O nível acadêmico deve ser superior, por ter como alvo que os alunos recebam todas as ferramentas necessárias para fazer a melhor diferença que podem neste mundo para Deus.
3) A Bíblia não ensina que crianças devem estar expostas a todos os tipos de pecado como acontece em muitas salas de aula (Provérbios 19:27, Romanos 16:19). Crianças não se tornam crentes mais fortes sendo instruídas por pensamentos não-cristãos. Pense no total de horas que seu filho passará sob a influência da escola, realmente é uma influência enorme!
4) A Bíblia é usada para estabelecer o padrão da moralidade enquanto escolas que rejeitam a Palavra de Deus ensinam que a moralidade é relativa e em muitos casos incentivam as crianças a experimentarem a imoralidade.
5) A família recebe apoio como a instituição mais importante da sociedade, ensinando seus alunos a respeitarem seus pais enquanto muitas escolas ensinam os alunos a questionarem a autoridade.
6) Zelando por disciplina, cria um clima de fácil aprendizagem na sala em contraste com a desordem e mal comportamento que atrapalha o ensino e traz más influências em muitas escolas. (Kienel, P., 1981. Reasons for Christian Schools).

Encorajo os pais a compararem as questões desta lista com as práticas da escola do seu filho, orarem e analisarem suas prioridades antes de fazer uma nova matrícula. O custo pode exigir sacrifícios no orçamento, mas tudo tem seu custo. Analise o custo a longo prazo ao deixar seus filhos sob a influência de escolas que não compartilham de seus valores. Que cada um possa buscar a direção e a provisão do Senhor nesta decisão tão importante.


Se desejar saber mais sobre educação fundamentada nos princípios da Bíblia, leia o nosso próximo artigo e acompanhe o que Deus está fazendo na área de material didático para escolas Cristocêntricas: fundamentocristao.com.br ou ligue para (62) 3954-0061 / (62) 98598-2166.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *