Ponha em ordem sua casa!

Edgar Donato  »   julho 2022

Essas palavras foram ditas pelo profeta Isaias ao rei Ezequias.

Não se tratava de reforma, arrumar móveis ou a bagunça do porão. O rei tinha bastante gente pra fazer esse serviço. Por ordem na casa, é corrigir o rumo da família, assumir a liderança espiritual dos seus. A Palavra pode resgatar sua família, trazer sanidade, ressignificado. A Palavra de Deus muda nosso futuro! Pode influenciar você, sua família e seu neto, sua descendência.

Você também vai morrer, é uma questão de tempo. Como está a sua família, os Pereira, os Santos, os Souza, os Teixeira, os Donatos? Paramos para pensar na continuidade da nossa família quando não estivermos mais aqui?

Ezequias – Homem extraordinário, um dos melhores reis de Judá, bem-sucedido, tinha um exército poderoso, viveu um avivamento, Deus ouvia suas orações. Seu pai não andava no caminho do Senhor, mas ele começou uma nova história.

Um homem ou mulher, aos 40, fez uma boa caminhada na vida, alta produtividade, filhos crescidos, conquistas. Carreira consolidada, ascensão…  Um dia, porém, os problemas começaram.

Uma doença repentina, situação inesperada, reviravolta. Dois grandes problemas, um militar (externo), outro particular (interno). O reino da Assíria se levantou contra ele, e de repente, uma doença terrível. Não tinha a menor chance de vencer a guerra nem de sobreviver à doença. Uma úlcera, não tinha antibiótico, tratamento.  Uma guerra atroz e uma doença feroz.  O profeta vem e diz: “Põe a sua casa em ordem! ”

Aprendemos com este exemplo, sempre há algo em nosso relacionamento familiar a ser melhorado. Sempre haverá alguma brecha a ser fechada. Deus nos chama para sermos melhores cônjuges, pais, melhores filhos, melhores irmãos.

Talvez fosse algo em seu relacionamento conjugal, com os filhos. O filho não seguiu seu bom exemplo de piedade e justiça, vindo a se tornar o pior dos reis de Judá. Ezequias estava se esquecendo de pastorear seu próprio lar?

Ele não tinha cuidado da sua família. Mais importante que qualquer coisa. O rei chorou, orou. Deus respondeu. Muitas vezes não aceitamos a vontade de Deus, ficamos com birra, esquecemos do “seja feita a sua vontade. ”

Deus ouve nossa oração! Será que o buscamos? Ah! Eu não vejo resposta! Uma oração faz a diferença.

Orar é intimidade com Deus. Cristianismo é relacionamento, diariamente, Deus ajuda-me ao atender ao cliente, ao cumprir o horário de trabalho, ao aconselhar um amigo, ao executar uma tarefa, ao atender uma pessoa.  Ajuda-me a ser benção na vida da pessoa que vou me encontrar.

Em 3 dias ele estava de alta, mas as coisas não deram certo! O fato de Deus ouvir nossas orações não significa que não devemos seguir com as responsabilidades.

Deus tem investido em você!  Quantos homens e mulheres maravilhosos. Potencial, abençoado, talentoso, porém muitos não querem!

O que tá acontecendo com a nossa geração? Uma pandemia de egoísmo, narcisismo, vantagem, prazer, imediatismo, conforto. Não estamos nem aí para nossos filhos e a geração futura. Podemos ser bênçãos na igreja, mas um fracasso no lar.

Como serão meus netos?

Pessoas incríveis em nossa igreja, dedicados, mas e a próxima geração? Nos EUA, Inglaterra, Holanda, Itália, os prédios das igrejas vazios, transformados em lojas de shopping, bares.

Um homem não cuidou da sua família.

Quando Isaias fala que isso vai acontecer, ele pergunta, quando? Depois dos seus filhos.

“Boa é a palavra do Senhor”!   Boa? A nação vai ser destruída, seus netos fora da igreja.

Ah! Tô nem ai! O importante é minha vida. Não estamos colocando em risco à nossa vida, mas o futuro da nossa descendência.  Temos que passar para alguém. Ele viveu uma linda igreja, viajou pelo mundo, seus filhos fizeram faculdade, boas escolas, os meninos trocaram de celular sempre, mas foram para o inferno.

Hoje semeamos sementes que amanhã brotarão. A responsabilidade é dos pais, não de terceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.