O maior legado de um homem

Rômulo Ribeiro  »  fevereiro 2021

O Pastor Larry Barrett, missionário norte-americano por mais de quatro décadas no Brasil, foi promovido para a glória eterna no dia 26 de janeiro, deixando para trás o maior legado de um homem: uma família inteira que ama ao Senhor! Deus permitiu que cada membro da família pudesse se despedir do seu melhor amigo e líder espiritual antes que a alma dele subisse para o céu. Quem teve algum tipo de contato com a família durante esta transição pode testificar que Deus foi exaltado e glorificado a cada momento de incerteza e a cada lágrima derramada. O Pastor Larry não está mais conosco, mas o que ele deixou para o Brasil e o mundo ultrapassa a importância de cem igrejas batistas independentes: uma família de quatro gerações que irá continuar a missão única de sal da terra e luz do mundo.

Sim! O Pastor Larry não acreditava apenas em ser um “evangélico”, mas, principalmente, em ser um imitador do Senhor Jesus Cristo através de uma vida limpa e consagrada a Deus. Ele não sacrificava a qualidade espiritual do ministério atrás de números e fama. O interesse dele era o de agradar a Deus e não aos homens. Esta visão foi passada para a igreja, uma das mais fortes e consistentes em nosso meio batista independente, para a família e para alguns de nós, pregadores, ainda que à distância. Para manter um padrão alto de qualidade, este homem de Deus se dedicou integralmente à família e à sua igreja local.  Dificilmente ele saía de seu púlpito e, muito menos, de perto de sua esposa e de seus filhos.   Conservador e convicto que a Palavra de Deus não muda com o passar do tempo, o Pastor Larry conseguiu transmitir segurança e deixar para trás uma igreja e uma família de corajosos.

Na década de oitenta, como conferencista frequente, O Pastor Larry fez a diferença no ministério da Igreja Batista Independente de Ribeirão Preto e, provavelmente, em tantas outras igrejas da região. Suas pregações visavam glorificar a Cristo e incentivar os filhos de Deus a uma vida santa. Só Deus sabe quantos jovens foram despertados através daquelas conferências, incluindo este que vos escreve. Os anos se passaram e cada um de nós foi para o seu campo de trabalho, mas, nos últimos anos, Deus permitiu uma reaproximação com este homem de Deus para novamente nos despertar sobre os verdadeiros valores de um ministério consagrado a Deus e não aos homens.

Podemos fazer parte do legado do Pastor Larry Barrett também, um dos missionários norte-americanos mais brasileiros que Deus já nos deu, reconhecendo que Jesus não se importa com números, mas, sim, com qualidade; que a família é o projeto espiritual mais importante na vida do homem de Deus e que é preciso coragem para manter as suas convicções bíblicas em um mundo de constantes mudanças. O seu filho mais velho, Pastor Tim Barrett, pregou em duas ocasiões no Templo Batista Maranata de Ribeirão Preto. Ele é um discípulo completo do ministério do próprio pai. Uma de suas pregações pode ser vista nesse vídeo pelo YouTube:

Deus sabe de nossa gratidão pela vida e pelos anos de ministério do seu servo, Larry Barrett. Em breve estaremos juntos! Maranata!

Uma resposta para “O maior legado de um homem”

  1. Elisangela Garcia disse:

    Muito obrigada pela palavra, aprendi muito para o enfrentamento do desânimo e desafios da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *