O desenvolvimento espiritual em crianças

Genaina Reder  »   julho 2021

O desenvolvimento espiritual em crianças de 7 a 12 anos: fase operatório concreto e o ensino da Palavra de Deus

Nesta fase, que o teórico Jean Piaget denomina de operatório concreto, a criança avança um pouco mais como é de se esperar e apresenta entre outras, as seguintes habilidades:

  • Desenvolvimento do pensamento lógico concreto;
  • Construção de regras e estratégias para compreender o mundo;
  • Maneja mentalmente as representações, mas possui dificuldades com os conceitos abstratos;
  • Habilidades nas operações matemáticas, ordenação seriada e pensamento indutivo.

Nesta fase o pensamento se torna mais lógico e organizado, mas ainda muito concreto. Começam a usar lógica e raciocínio a partir de informações específicas para um princípio geral. Embora ainda sejam muito concretas e literais em seu pensamento, se tornam mais adeptas ao uso da lógica.

Este é o momento de apresentarmos para elas o Plano de Salvação baseado no Evangelho de Jesus Cristo. Nas fases anteriores contamos histórias bíblicas, fizemos jogos, ensinamos músicas e fizemos encenação das histórias, mas é importante que todas essas atividades já estejam imbuídas de intencionalidade, que é levar a criança a compreender sua condição de pecadora e sua necessidade de receber a Cristo como seu Senhor e Salvador Pessoal.

Faço aqui um parêntese para dizer que devemos ter muito cuidado com a visão que temos de Deus e que passamos para as crianças. É importante que elas enxerguem na Cruz de Cristo o quanto Deus é bondoso, misericordioso, amoroso e justo. Não ajuda em nada ameaçar as crianças com um Deus severo, pronto a punir e a castigar todas as vezes que erramos e pecamos. Precisamos ensinar nossas crianças sobre o amor e a misericórdia de Deus revelada na Cruz de Cristo Jesus. Precisamos mostrá-las que nós também somos pecadores e precisamos do perdão de Deus tanto quanto elas.

Há muitos recursos disponíveis para evangelização das crianças.
Eu particularmente gosto muito do trabalho da APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças.
Eles têm um trabalho sério e comprometido com a evangelização dos pequenos e utilizam materiais de qualidade para todas as faixas etárias. Nesta fase, com algumas exceções, as crianças já estão alfabetizadas, já conseguem ler e escrever.
Devemos propor a elas atividades que as levem a refletir sobre sua condição de pecadora e a necessidade de receber Jesus como seu Senhor e Salvador.

O livreto Caminho da Salvação da APEC é uma boa opção de leitura para elas nesta fase.  Levá-las a memorizar os versículos bíblicos relacionados ao Plano de Salvação é importante e cumpre o princípio dado a nós por Deus em sua Palavra:

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” – Deuteronômio 6:6-7

Ainda teremos um longo caminho a percorrer com eles a partir desse momento. Tudo isso deve ser regado por muita oração. Precisaremos que o Espirito Santo nos lembre a todo momento que a nós cabe anunciar e ensinar a Palavra, mas quem convence e salva é o Espirito Santo de Deus. Parafraseando Gálatas 6:9 – “que não nos cansemos de anunciar, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”. Que o Senhor nos ajude, capacite e sustente nesta jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *