Nosso Deus permanece no controle

Selma Agnesini  »   outubro 2021

Já viu um navio lançar a sua âncora no mar tempestuoso?  O navio parece estar à mercê das ondas e se o casco do navio for lançado sobre as rochas, ele será destruído. O segredo é uma corda invisível à qual está amarrada uma âncora fixada no fundo do mar.

Em Hebreus 6.19-20 – “Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. ”

O Senhor é nossa âncora quando a tempestade nos lança de um lado para o outro e parece que vamos afundar.

E então, da noite para o dia, tudo parece estar fora de controle. Projetos são cancelados, compromissos adiados, eventos desmarcados, congressos, encontros… tudo foi afetado pela rápida propagação da Covid-19. Nestes dias, quando o vírus parece estar sendo controlado, ouvimos de catástrofes, tornados, vulcões em erupção, inundações, seca e guerras

Nessas horas, perplexos, perguntamos: “E agora? O que será de nós? ”. Diante da nossa perplexidade precisamos nos lembrar que o Senhor, o nosso Deus, continua firme em seu trono, e nada, nada escapa ao seu poder e controle. A Bíblia diz: “Reina o Senhor. Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o Senhor e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila. Desde a antiguidade, está firme o teu trono; tu és desde a eternidade. ” (Sl 93.1-2). A certeza de que o Senhor controla e sustenta todas as coisas deve nos ajudar a viver nesses tempos difíceis. E, se sabemos que ele tem o controle de tudo, podemos crer e descansar. E, não somente isso, mas sabemos também que ele usa as circunstâncias para o nosso bem. Hebreus 6.19-20 – “Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. ”

Às vezes Deus livra os seus servos milagrosamente, em outras ele permite que eles sofram, garantindo-lhes as promessas do Salmo 91.  Nesses versículos é o próprio Deus quem promete o livramento, glorificação, salvação e sua presença na angústia (o que deixa claro que o fiel passará por angústias).

Quando vêm as dificuldades surgem muitas perguntas: onde está Deus? Será que ele se importa? Quando as circunstâncias lhe fazem duvidar, a Bíblia mostra porque você pode confiar em Deus:

Ele cuida de nós – I Pe 5.7 – “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. Não adianta alimentar a ansiedade. Ela não pode resolver nenhum dos seus problemas, pelo contrário, causará ainda maiores dificuldades. Em vez disso, entregue a Ele as suas preocupações e ansiedades, pois Deus cuida de você, nos mínimos detalhes.

Ele nos protege –  Pv. 30.5 – “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele”. Na hora da dificuldade, quando você se sente atacado por todos os lados, você pode encontrar refúgio em Deus. Ele vai lhe ajudar e proteger sua vida. 

Ele muda o rumo de nossa vida – Pv. 3.5,6 – “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento, reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. ” Deus vai endireitar as coisas. Quando você confia nele, Deus ajuda a encontrar a solução e dá paz ao seu coração. Nas dificuldades, a verdadeira solução é pôr sua confiança em Deus pois Ele é a nossa âncora.

E orar: Senhor, eu não consigo entender tudo que está acontecendo à minha volta. Eu só sei que tudo parece sem controle, que o mundo está desgovernado. Por isso, me ajude a crer no teu poder e em teu amor. Por Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor.

Pense nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *