Muros ou pontes? Boa pergunta!

Edgar Donato  »   abril 2022

O que é um muro? É uma parede que separa um lugar do outro. Uma estrutura para servir como defesa, divisão ou separação. Quais muros nos separam? Nos cercam? De tijolos, cimento, pedras, tábuas…  Alguns são impenetráveis, intransponíveis, paredões, muralha da china e…  Muros de carne e osso (pessoas?) …  Muros emocionais, muros de indiferença, desculpas, mentiras, autodefesa (para impedir que o outro nos conheça melhor, pois temos medo de sermos acessados, controlados) …

Muro, nesse caso, símbolo de obstáculos, dificuldades encontradas na comunicação. Barreiras que atrapalham ou impedem a boa interação e convivência. 

Alguns muros são visíveis, dá para perceber, outros não. Certos muros são erguidos mentalmente, invisíveis. Representam nossa formação, criação, decepção, traumas, velhas feridas que nos marcaram…

Poderíamos pensar em alguns muros como o orgulho, o preconceito, as palavras duras, o não querer ouvir, a falta de empatia, o egoísmo, a insensibilidade, o ressentimento…. Você já tentou conversar com alguém e a pessoa é um paredão, não dá brecha, não baixa a guarda?

Nós, cristãos fomos chamados para sermos pacificadores, não provocadores, não reacionários, mas facilitadores, canais abertos, embaixadores.

Pacificar tem o “p” de ponte. As pontes são canais abertos de comunicação, a liberdade para acessarmos o interior do outro, interagir, compartilhar, o fluir. Ao contrário das atitudes muradas, estão as atitudes acessíveis da humildade, do altruísmo, da empatia, acolhimento, generosidade, compaixão, bom humor, boa educação.

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”. Tiago 1.19-20.

Nós cristãos, fomos chamados para sermos diplomatas do Reino e não embaixadores russos da guerra, para usar a figura do momento!
A boa notícia? Podemos quebrar os muros e transformá-los em pontes a qualquer momento!
E aí… Quais os seus muros? O que te limita?
O que você vai fazer para construir pontes em sua vida?
Tenha esperança,  até mesmo o muro de Berlim caiu e uniu as duas Alemanhas.  É só a gente querer, o Senhor tira nossas manias e nossas manhas. Hoje ficou muito melhor a unificação do que a divisão daqueles dois países.

Conclusão:

Jesus demoliu a parede da inimizade, Ele nos reconciliou com o Pai e nos reconcilia um com o outro.

Quem constrói muros, não quer ver ou ser visto…
Mas quem constrói pontes, quer ir e voltar.
Quem constrói muros, não vê nem os amigos…
Mas quem constrói pontes, cria um elo com as pessoas.
Quem constrói muros, tem medo,
Mas quem constrói pontes, é corajoso!
Quem constrói muros, fecha-se dentro de si mesmo…
Quem constrói pontes, abre novos caminhos!
Quem constrói muros, se vê preso dentro deles…
Mas quem constrói pontes, é livre!
Quem constrói muros, tende  a ser egoísta…
Mas quem constrói pontes, quer levar e trazer!
Quem constrói muros, quer privacidade total…
Mas quem constrói pontes, faz da vida, um livro aberto!
Construa mais pontes do que muros em sua vida…..
E pode acreditar; você será uma pessoa muito mais feliz!
(autor desconhecido).

O autor é pastor da Igreja Batista Horto Do Ypê, em São Paulo SP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.