Missionários organizam igreja em Manaus AM
Redação JA » junho 2022
O dia 22 de maio de 2022, é um marco na história da Igreja Batista Bom Pastor. Nessa data foi realizada a primeira assembleia para que a igreja fosse organizada e se tornasse juridicamente legal em nosso país.
Tudo começou no dia 14 de maio de 2017, depois de vários encontros de oração com um grupo de irmãos, o missionário Pr. Josué Amaral da Silva, enviado pela Igreja Batista do Horto do Ypê, em São Paulo, capital, liderada pelo Pr. Edgar Donato, através da AMI – Associação Missionária Internacional, deu início à plantação de uma nova igreja em Manaus AM.

No primeiro ano as reuniões eram feitas numa garagem muito simples, mas sempre lotada. Depois, por mais um ano e meio, o trabalho teve sequência em um salão alugado, com apenas 60 metros quadrados de área. Pouco tempo depois, o salão teve que ser deixado por conta da pandemia.
Nesse interim, foi adquirido um terreno e em 2020 teve início a construção das instalações onde se reuniria a nova, hoje denominada Igreja Batista Bom Pastor, na Rua Ana Gimenes, 102-A, Gilberto Mestrinho – Castanheiras 02 Manaus-AM.
Pr. Josué disse que o trabalho tem sido desenvolvido sob muitas bênçãos do Senhor, a ponto de não permitir que os problemas naturais de todo ministério, paralise a obra. Com isso, o projeto foi ganhando simpatia e confiança de diversas pessoas que confiaram apoiando a construção, mesmo descrentes doaram e ainda o fazem para que o prédio seja totalmente terminado.
Mesmo envolvidos nos afazeres, o foco não ficou só na construção. Diante da pandemia que assolou o mundo e, no caso de Manaus, um dos casos mais cruéis, a Igreja se manteve em plena atividade e produzindo frutos para a glória de Deus.

Até aqui, a construção do prédio tem sido a prova de que Deus continua operando maravilhas, pois mesmo sem recursos, o que tem sido feito é uma verdadeira multiplicação de recursos.
A redação do Jornal de Apoio pediu ao pastor Josué, que é Coordenado de Missões da AMI, para falar, de modo especial sobre o trabalho em equipe que está sendo desenvolvido na plantação desta igreja. A missão está com dois projetos pilotos de trabalho de equipe e este é um deles.
Parceria no trabalho missionário
(Pr. Josué Amaral da Silva)

“No decorrer de um projeto missionário há diversas atividades a serem desenvolvidas e já há muito tempo orávamos para termos um parceiro em implantação de igrejas. Foi quando surgiu a oportunidade e convidei o Pr. Elias Cardoso, (hoje missionário da nossa missão AMI), para formamos uma equipe missionária na plantação da igreja e continuidade desse projeto em Manaus. Depois de um ano de oração e avaliação ele aceitou. No dia 10 de janeiro de 2019 oficializamos a parceria com a missão e conosco aqui em Manaus. Isso contribuiu decisivamente para a evolução mais rápida do trabalho.
Hoje temos as seguintes atividades provenientes dessa parceria:
Na plantação da Igreja Batista Bom Pastor em Manaus, o projeto ficou melhor assistido, pois na ausência de um pastor, o outro na mesma cadência tomava o lugar e o ritmo não mudava.
Algumas das diversas áreas e atuações do ministério ganharam mais atenção e qualidade e alguns novos ministérios foram enriquecidos como: ação social com evangelização, programas especiais, divisão na carga de ensino, pregações e discipulado.
Projetos missionários pioneiros, têm um trabalho intenso e contínuo, principalmente quando o missionário está numa região distante da igreja mãe e dos familiares, o que causa desgaste para si e a família, mas com a parceria há um alivio das atividades e melhora na qualidade dos serviços espirituais prestados.
Há a oportunidade de expandir as atividades missionárias em outras regiões carentes e sempre presentes em regiões longínquas, e lugares difíceis como em diversas localidades no Amazonas. Vamos avançar nos planos de mais igrejas a serem plantadas aqui na região urbana e também com parceiros nos interiores.
Uma parceria foi formalizada numa cidade a mais de quinhentos quilómetros, Tefé AM, onde há muita necessidade de apoio na formação de líderes que estão isolados. O nosso apoio ajuda com diversos tipos de necessidades. Tem sido possível levar treinamentos e materiais didáticos, além de suprimentos de primeira necessidade.
Hoje, com essa parceria, é possível atuar em um campo geográfico bem maior e com um programa sequencial, pois as necessidades nesta região são gritantes e a mão de obra escassa.
Os homens que serviram o nosso Senhor tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, andavam em duplas ou grupos. Em Ec. 4 diz que é melhor serem dois, pois será melhor, e se um cair outro o apoia… o próprio Senhor Jesus enviou seus discípulos de “dois em dois em todas cidades …” Lc. 10:1. Sem falar no missionário Paulo, que estava sempre com outros líderes atuando em seu ministério. Se considerarmos o ministério de Paulo a partir de Atos 13, como marco inicial da obra missionária, temos que trabalhar em equipe.
Servir ao Senhor seguindo o modelo bíblico é muito melhor. Depois de mais de vinte e sete anos no ministério, estou experimentando a maneira bíblica correta de fazer missões: equipe! Precisamos resgatar a prática do trabalho missionário em equipe.
A nova igreja

A Igreja Batista Bom Pastor em Manaus foi organizada com 27 membros. A sua primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente Josué Amaral da Silva; Vice-presidente Elias Cardoso de Carvalho; Tesoureiro Renan Blair Silva Monteiro; Secretária Maria Altair dos Anjos Silva.
Conselho Fiscal: Wilemar Lopes Araújo, Eunice de Oliveira Toledo Silva e
Ritelaine de Souza Araújo
É sem dúdiva nenhuma que esse trabalho é fruto de muita dedicação , vidas sendo edificadas assim como um prédio é algo maravilhoso em meio a uma pandemia. Exemplos de vida e ministérios como esse são o verdadeiro testemunho de cristandade e fé verdadeira.
É sem dúdiva nenhuma que esse trabalho é fruto de muita dedicação , vidas sendo edificadas assim como um prédio é algo maravilhoso em meio a uma pandemia. Exemplos de vida e ministérios como esse são o verdadeiro testemunho de cristandade e fé verdadeira.
Entre essas linhas tem muita história…
Que a Graça de Deus continue a recair sobre a vidas desses Homens de Deus. Que Deus dê saúde e sabedoria aos líderes desse trabalho, sei que eles fazem td dentro dos desejos de Nosso Semhor Jesus Cristo. Um grande abraço meus irmãos. Amo vcs.
Deus é bom!!
Graças a Deus por esse projeto maravilhoso. Que muitos venham ainda serem alcançados pelo evangelho para glória do Pai.
Parabéns para a Igreja Batista Bom Pastor e o seu fundador Pr. Josué Amaral da Silva e familia.
Que Deus continua abençoando com muitas vidas que terão oportunidade de chegar ao pé da cruz e abraçar nosso Senhor Jesus Cristo como Salvador.
Que ministério de impacto! Graças a DEUS, louvado seja DEUS por tantas bençãos como a implantação de novas igrejas que vão disseminar a Palavra, o Amor e boas obras em favor das pessoas. Que o Senhor continue direcionando, agindo e fazendo além do que pedimos e esperamos.