Missionários organizam igreja em Manaus AM

Redação JA  »   junho 2022

O dia 22 de maio de 2022, é um marco na história da Igreja Batista Bom Pastor. Nessa data foi realizada a primeira assembleia para que a igreja fosse organizada e se tornasse juridicamente legal em nosso país.

Tudo começou no dia 14 de maio de 2017, depois de vários encontros de oração com um grupo de irmãos, o missionário Pr. Josué Amaral da Silva, enviado pela Igreja Batista do Horto do Ypê, em São Paulo, capital, liderada pelo Pr. Edgar Donato, através da AMI – Associação Missionária Internacional, deu início à plantação de uma nova igreja em Manaus AM.

Presentes no culto de organização

No primeiro ano as reuniões eram feitas numa garagem muito simples, mas sempre lotada. Depois, por mais um ano e meio, o trabalho teve sequência em um salão alugado, com apenas 60 metros quadrados de área. Pouco tempo depois, o salão teve que ser deixado por conta da pandemia.

Nesse interim, foi adquirido um terreno e em 2020 teve início a construção das instalações onde se reuniria a nova, hoje denominada Igreja Batista Bom Pastor, na Rua Ana Gimenes, 102-A, Gilberto Mestrinho – Castanheiras 02 Manaus-AM.

Pr. Josué disse que o trabalho tem sido desenvolvido sob muitas bênçãos do Senhor, a ponto de não permitir que os problemas naturais de todo ministério, paralise a obra. Com isso, o projeto foi ganhando simpatia e confiança de diversas pessoas que confiaram apoiando a construção, mesmo descrentes doaram e ainda o fazem para que o prédio seja totalmente terminado.

Mesmo envolvidos nos afazeres, o foco não ficou só na construção. Diante da pandemia que assolou o mundo e, no caso de Manaus, um dos casos mais cruéis, a Igreja se manteve em plena atividade e produzindo frutos para a glória de Deus.

Estágio da construção na organização

Até aqui, a construção do prédio tem sido a prova de que Deus continua operando maravilhas, pois mesmo sem recursos, o que tem sido feito é uma verdadeira multiplicação de recursos.

A redação do Jornal de Apoio pediu ao pastor Josué, que é Coordenado de Missões da AMI, para falar, de modo especial sobre o trabalho em equipe que está sendo desenvolvido na plantação desta igreja. A missão está com dois projetos pilotos de trabalho de equipe e este é um deles.

Parceria no trabalho missionário

(Pr. Josué Amaral da Silva)

Equipe Missionária

“No decorrer de um projeto missionário há diversas atividades a serem desenvolvidas e já há muito tempo orávamos para termos um parceiro em implantação de igrejas. Foi quando surgiu a oportunidade e convidei o Pr. Elias Cardoso, (hoje missionário da nossa missão AMI), para formamos uma equipe missionária na plantação da igreja e continuidade desse projeto em Manaus. Depois de um ano de oração e avaliação ele aceitou. No dia 10 de janeiro de 2019 oficializamos a parceria com a missão e conosco aqui em Manaus. Isso contribuiu decisivamente para a evolução mais rápida do trabalho.

Hoje temos as seguintes atividades provenientes dessa parceria:

Na plantação da Igreja Batista Bom Pastor em Manaus, o projeto ficou melhor assistido, pois na ausência de um pastor, o outro na mesma cadência tomava o lugar e o ritmo não mudava.

Algumas das diversas áreas e atuações do ministério ganharam mais atenção e qualidade e alguns novos ministérios foram enriquecidos como: ação social com evangelização, programas especiais, divisão na carga de ensino, pregações e discipulado.

Projetos missionários pioneiros, têm um trabalho intenso e contínuo, principalmente quando o missionário está numa região distante da igreja mãe e dos familiares, o que causa desgaste para si e a família, mas com a parceria há um alivio das atividades e melhora na qualidade dos serviços espirituais prestados.

Há a oportunidade de expandir as atividades missionárias em outras regiões carentes e sempre presentes em regiões longínquas, e lugares difíceis como em diversas localidades no Amazonas. Vamos avançar nos planos de mais igrejas a serem plantadas aqui na região urbana e também com parceiros nos interiores.

Uma parceria foi formalizada numa cidade a mais de quinhentos quilómetros, Tefé AM, onde há muita necessidade de apoio na formação de líderes que estão isolados. O nosso apoio ajuda com diversos tipos de necessidades. Tem sido possível levar treinamentos e materiais didáticos, além de suprimentos de primeira necessidade.

Hoje, com essa parceria, é possível atuar em um campo geográfico bem maior e com um programa sequencial, pois as necessidades nesta região são gritantes e a mão de obra escassa.

Os homens que serviram o nosso Senhor tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, andavam em duplas ou grupos. Em Ec. 4 diz que é melhor serem dois, pois será melhor, e se um cair outro o apoia… o próprio Senhor Jesus enviou seus discípulos de “dois em dois em todas cidades …” Lc. 10:1. Sem falar no missionário Paulo, que estava sempre com outros líderes atuando em seu ministério. Se considerarmos o ministério de Paulo a partir de Atos 13, como marco inicial da obra missionária, temos que trabalhar em equipe.

Servir ao Senhor seguindo o modelo bíblico é muito melhor. Depois de mais de vinte e sete anos no ministério, estou experimentando a maneira bíblica correta de fazer missões: equipe! Precisamos resgatar a prática do trabalho missionário em equipe.

A nova igreja

Irmãos unidos para a realização da obra

A Igreja Batista Bom Pastor em Manaus foi organizada com 27 membros. A sua primeira diretoria ficou assim constituída: Presidente Josué Amaral da Silva; Vice-presidente Elias Cardoso de Carvalho; Tesoureiro Renan Blair Silva Monteiro; Secretária Maria Altair dos Anjos Silva.

Conselho Fiscal: Wilemar Lopes Araújo, Eunice de Oliveira Toledo Silva e

Ritelaine de Souza Araújo

8 respostas para “Missionários organizam igreja em Manaus AM”

  1. LUCILENE MILITAO disse:

    É sem dúdiva nenhuma que esse trabalho é fruto de muita dedicação , vidas sendo edificadas assim como um prédio é algo maravilhoso em meio a uma pandemia. Exemplos de vida e ministérios como esse são o verdadeiro testemunho de cristandade e fé verdadeira.

  2. LUCILENE MILITAO CARDOSO disse:

    É sem dúdiva nenhuma que esse trabalho é fruto de muita dedicação , vidas sendo edificadas assim como um prédio é algo maravilhoso em meio a uma pandemia. Exemplos de vida e ministérios como esse são o verdadeiro testemunho de cristandade e fé verdadeira.

  3. Josué Amaral disse:

    Entre essas linhas tem muita história…

  4. Mauro Mendes disse:

    Que a Graça de Deus continue a recair sobre a vidas desses Homens de Deus. Que Deus dê saúde e sabedoria aos líderes desse trabalho, sei que eles fazem td dentro dos desejos de Nosso Semhor Jesus Cristo. Um grande abraço meus irmãos. Amo vcs.

  5. Lucy Silva disse:

    Deus é bom!!

  6. Joel Amaral da Silva disse:

    Graças a Deus por esse projeto maravilhoso. Que muitos venham ainda serem alcançados pelo evangelho para glória do Pai.

  7. Pr Allan Cuthbert disse:

    Parabéns para a Igreja Batista Bom Pastor e o seu fundador Pr. Josué Amaral da Silva e familia.
    Que Deus continua abençoando com muitas vidas que terão oportunidade de chegar ao pé da cruz e abraçar nosso Senhor Jesus Cristo como Salvador.

  8. Andrea Campos disse:

    Que ministério de impacto! Graças a DEUS, louvado seja DEUS por tantas bençãos como a implantação de novas igrejas que vão disseminar a Palavra, o Amor e boas obras em favor das pessoas. Que o Senhor continue direcionando, agindo e fazendo além do que pedimos e esperamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.