Missionário brasileiro homenageado pelas Forças Armadas de Cabo Verde

Redação JA  »   junho 2022

O Pr. Luiz Roberto Nunes missionário brasileiro, atualmente sob autoridade ministerial da Lakeside Baptist Church, dos EUA, fez a primeira viagem a Cabo Verde em janeiro de 2011, juntamente com o missionário Omar Carvalho da Igreja Batista em Parque São Sebastião, Ribeirão Preto SP e um grupo de cinco homens. Sua chegada como missionário em Cabo Verde, a princípio, foi no dia 10 de janeiro de 2013, na época enviado pela Igreja Batista do Parque São Sebastião com apoio de uma igreja estadunidense.

Pr. Luiz está na capital do país, Cidade da Praia e também na Ilha do Fogo, na cidade de São Felipe. Seu trabalho de evangelização é desenvolvido sob o nome de Igreja Batista das Famílias que não está juridicamente organizada devido às leis do país que exige 500 membros para se organizar uma igreja. Por essa razão, desde o primeiro ano Pr. Luiz fundou a ABC – Associação Batista Caboverdiana, entidade de Utilidade Pública que foi reconhecida pelo Primeiro Ministro em 2014 com total isenção fiscal dentro de Cabo Verde e alíquota zero nas importações! Ou seja, o ministério tem os mesmos benefícios de uma Igreja.

Em maio de 2016, Pr. Luiz deu início a um trabalho formal dentro das Forças Armadas de Cabo Verde. No dia 25 de maio de 2016 ele foi na Unidade Quartel da Terceira Região Militar para acertar detalhes do que pretendia fazer, e alguns meses depois, em novembro do mesmo ano, teve início o trabalho na Cadeia Militar. No ano seguinte, já com o Ex-Tenente, Evandro Maia, ajudando, começou os cultos nas Unidades.

Nesse período, o militar que fez parte da membresia da igreja, deixou as Forças Armadas e hoje é Pastor na Ilha do Fogo. Outro membro militar foi para Portugal. Tem uma Major que se converteu, e recebe estudos bíblicos, mas ela mora muitos quilômetros da Igreja. Militares visitam os trabalhos da igreja, participam de eventos, mas a frequência é mesmo nos cultos nas Unidades.

No trabalho nas unidades militares atualmente, Pr. Luiz atua sozinho realizando cultos em três unidades, mais o Quartel General. Já atuaram na equipe, dois membros que hoje estão em Portugal fazendo Mestrado em Direito, e um terceiro que foi para a Ilha do Fogo.

Todos os anos, no mês de maio, Pr. Luiz promove a Campanha: “Kel Ki Tá Ama, Tá Fazi! ” (Aquele que Ama, faz!). A campanha consiste em honrar e homenagear entidades e pessoas que contribuem com dedicação e esforço para o bem da comunidade. Realiza-se um culto no Centro do Estado Maior das Forças Armadas onde se reconhece os Militares, dando literatura e “um brinde”. Também nos Centros de Saúde é realizado um evento com a Guarda Municipal e outro com o Corpo de Bombeiros.

Há uns tempos atrás, um americano foi para o Cabo Verde trabalhar com o missionário Luiz Nunes e, quando chegou, trabalhou especificamente no ensino do Inglês nas Forças Armadas. Hoje o Pr. Jared Gfeller ajuda na administração do trabalho, buscando e levando pessoas, no discipulado e apoio nas ausências do Luiz. Desde o início da Pandemia não atua mais no ensino do inglês.

Durante os últimos seis anos ministrando nas Forças Armadas de Cabo Verde, tendo iniciado na prisão militar e passando pelas diversas unidades nas três ilhas, Pr. Luiz tem muitas histórias para contar nessa relação com centenas de militares. Realização de festa do dia das crianças, festa de natal, aulas de Inglês, além de participar de missões junto com a tropa na distribuição de cestas básicas e material escolar, entre outras.

No primeiro plano, Pr. Luiz e esposa

Neste ano, na realização da campanha “Aquele que Ama, faz! ” Durante a realização do culto no quartel general das Forças Armadas onde foi entregue literatura, uma pulseira escrita “Crê no SENHOR JESUS CRISTO e serás salvo” e uma caneta com o nome da Igreja e o lema da campanha “Kel Ki Tá Ama, Tá Fazi! ”, o missionário foi surpreendido com uma homenagem inesperada.

Como o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas está terminando a missão no mês de junho, Luiz preparou algo especial para ele, mas acabou surpreendidos com a homenagem e gratidão pelo trabalho que, inclusive, teve início na gestão dele.

O trabalho estava sendo realizado no Auditório do Centro do Estado Maior das Forças Armadas, Cidade da Praia, Sessão Presidida pelo Diretor de Gabinete do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, Tenente Coronel José Almeida. A homenagem era pela despedida do Major General Anildo Emanuel Da Graça Morais.

Após a participação da celebração, Pr. Luiz teve a agradável surpresa de receber uma homenagem feita pela maior autoridade das Forças Armadas de Cabo Verde.

Citação das Forças Armadas:

“Forças Armadas entrega Diploma e Troféu de reconhecimento ao Reverendo Luiz Roberto Nunes, a Igreja Batista das Famílias e Associação Batista Caboverdiana. ”

Logo em seguida, saiu a seguinte publicação: “Ao longo dos últimos anos, foi possível elevar o desempenho das Forças Armadas e reforçar a sua integração com a nossa sociedade. Muito do que se conseguiu se deveu à boa relação entre as Forças Armadas e outras personalidades, instituições e associações, que merecem ser destacadas pelo papel que desempenharam na busca do bem comum.

Dessa forma o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Major-General Anildo Emanuel da Graças Morais, entregou ao Reverendo Luiz Roberto Nunes, A Igreja Batista das Famílias e Associação Batista Caboverdiana um Diploma e um Troféu em reconhecimento da cooperação de excelência com as Forças Armadas nos últimos seis anos”.

Homenagem as Forças Armadas e entrega de Diploma e Troféu de reconhecimento ao Reverendo Luiz Nunes

“Realizou-se no Auditório do Estado Maior das Forças Armadas uma atividade em homenagem as Forças Armadas de Cabo Verde, em especial ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Major-General Anildo Emanuel da Graças Morais pela Associação Batista Caboverdiana e a entrega de um Diploma e Troféu de reconhecimento, por parte das Forças Armadas ao Presidente da Associação Batista Caboverdiana da Igreja Batista das Famílias, Referendo Luiz Roberto Nunes”.

“Kel ki ta ma ta fazi” foi uma homenagem as Forças Armadas de Cabo Verde, em especial ao Major-General Anildo Morais, pois, o mesmo, brevemente irá cessar as funções de Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas. A entrega de um Diploma e Troféu de reconhecimento ao Presidente da Associação Batista Caboverdiana da Igreja Batista das Famílias, Reverendo Nunes realizou-se no âmbito do reconhecimento da cooperação de excelência de algumas personalidades, instituições e associações com as Forças Armadas, que ajudaram a elevar o desempenho das Forças Armadas e reforçar a sua integração com a nossa sociedade”.

A matéria publicada diz que “o Referendo Nunes ficou muito emocionado com o reconhecimento, pois foi com a permissão do Major-General Anildo Morais que teve a oportunidade de se aproximar e servir as Forças Armadas, sendo o seu desejo de continuar a servir cada vez mais a instituição”.

“O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas disse que é uma justa e merecida homenagem ao Reverendo Nunes, a sua família e a Associação Batista Caboverdiana da Igreja Batista das Famílias que em momentos difíceis sempre esteve junto com as Forças Armadas, realçando que são com personalidades como ele que a instituição cresce, pois ele se envolveu e reconheceu o papel da instituição e se identificou com as Forças Armadas. Disse que as Forças Armadas são profundamente gratas por aquilo que ele representou para nossa instituição. Gostaria que essa a cooperação continue, que o diploma é de reconhecimento e gratidão pelo apoio as Forças Armadas, como também a Cabo Verde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.