Larry Barrett – Uma Vida de Fidelidade

Redação JA  »  março 2021

Lawrence William Barrett:
✱ 26/02/1946 a 26/01/2021

Lawrence (Larry) William Barrett foi um homem que serviu fielmente ao Senhor, ganhou almas, e pregou todo o conselho de Deus. Ele ensinava e pregava com convicção as verdades bíblicas e influenciou vidas por 49 anos! Ao morrer, Larry estava casado a 51 anos com o amor da sua vida, Lydabelle.

Ele tinha um ótimo senso de humor, um sorriso lindo, e era mais brasileiro do que americano! Tinha como lema, o versículo de Mateus 6.33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, que sempre fez jus ao seu modo de viver.

Larry nasceu em Elizabeth, New Jersey, em 26 de fevereiro de 1946. Foi salvo por Cristo aos nove anos de idade em um clube bíblico de evangelismo infantil que estava sendo realizado na região onde morava. Quando menino, residindo em McEwensville, Pensilvânia, ele ia para o campo, subia em uma árvore, lia a Bíblia e orava. Quando um dia seu pai lhe perguntou o que ele estava fazendo lá em cima da árvore, ele respondeu: “Apenas falando com Deus”.

Ele frequentou a Igreja Christian Missionary Alliance, e na época estava sempre fazendo perguntas sobre a possibilidade de perder a salvação. Conversava bastante com o seu professor da Escola Dominical, Carl D. Bieber, que era cunhado de Lydabelle, com quem mais tarde ele viria a se casar. Eles conversavam muito acerca das coisas do Senhor. Mais tarde, após sua formatura, Carl convidou Larry para ajudar em um acampamento infantil na Igreja Batista Emmanuel, em Williamsport, Pensilvânia, e foi aí que ele conheceu Lydabelle. Depois disso, Larry partiu para seis meses de treinamento básico na Guarda Nacional. Durante o treinamento, o pastor G. Blair Hermans enviou material cristão para ele, que aproveitava o tempo para ler.

Tempos depois, recebeu uma carta de Carl Bieber convidando-o para a ir à sua igreja, e Larry foi. E, naquele culto, aconteceu a sua dedicação da vida ao Senhor e nunca mais voltou atrás. Começou servindo ao Senhor naquela igreja e mais tarde começou o namoro com Lydabelle, filha do Pr. G. Blair e Beatrice Hermans.

Em agosto de 1967, começou seu preparo para o ministério e foi estudar em Tennessee Templo. Enquanto estudava, servia ao Senhor nos fins de semana no Tabernáculo Batista em Knoxville, Tennessee, na época pastoreado por Bob Bevington. Durante os estudos decidiu casar-se e no dia 22 de agosto de 1969, aconteceu o enlace com Lydabelle. Após a sua formatura em agosto de 1971, ele e Lydabelle foram para a Igreja Batista Emmanuel, liderada pelo Pastor E. W. Bixler, para ajudar a iniciar a Escola Cristã Williamsport.

Os filhos começaram a chegar, no dia 28 de janeiro de 1972, com o nascimento da primogênita, Lisa. O casal, agora com uma filha, passou um ano no Tabernáculo Batista de Knoxville e Larry trabalhando como pastor assistente e cuidando da terceira série na Escola Cristã Batista de Knoxville. Pouco tempo depois viria o segundo filho, Tim, que nasceu em Knoxville no dia 28 de dezembro de 1973.

Seis meses depois, em junho de 1974, a família foi aceita como missionários pela BIMI – Baptist International Missions, Inc, e logo em seguida, eles começaram a levantar sustento como missionários ao Brasil. Chegaram em São Paulo no dia 7 de abril de 1976. Após o período inicial de aprendizado da língua portuguesa, em uma escola de idiomas, Larry e sua família se mudaram para Jundiaí, em outubro de 1977 para dar início à plantação da Igreja Batista Emmanuel. O trabalho começou na garagem de sua residência no segundo domingo de janeiro de 1978.

Naquele mesmo ano, no 13 de março, nasceu Rachel e eles se mudaram para outra casa próxima do local, com garagem maior. Em 1979 nasceu Abigail no dia15 de dezembro de 1979. Assim, a família crescia, juntamente com a nova igreja que nascia.

Depois de quase cinco anos aqui no Brasil a família teve seu primeiro regresso de licença para visitar as igrejas no EUA, em 1981, retornando ao campo um ano mais tarde. De volta ao Brasil, o trabalho se desenvolvia e a igreja em Jundiaí, via almas sendo salvas e vidas sendo edificadas. No dia 28 de maio de 1986, nasceu o último filho do casal, Davi.

A Igreja em Jundiaí começou a apoiar missionários brasileiros em diversos lugares no Brasil e ao redor do mundo, e Larry começou um instituto bíblico. Em seguida os filhos começaram a se casar e, com a participação das novas famílias que se formava, novos pontos de pregação nasciam em bairros de Jundiaí

Após a licença e viagem aos EUA, em 2001, Larry e sua família fundaram uma igreja em Almerinda Chaves, a Igreja Batista da Amizade em homenagem à igreja que lhes deu dinheiro para comprar o terreno e a propriedade. Foi para os Estados Unidos em 2015 e passou duas semanas para que os netos obtivessem a cidadania americana. Em 2017, eles passaram três meses nos Estados Unidos visitando todas as igrejas apoiadoras: um mês na Pensilvânia, um mês na Virgínia, um mês em Knoxville. Em seguida voltaram para o Brasil onde continuaram servindo ao Senhor e construindo vidas.

No dia quatro de dezembro de 2021, Pr. Larry foi hospitalizado com Covid-19 e em 26 de janeiro de 2021, depois de intenso tratamento, não resistiu e partiu para estar com o Senhor, sendo sepultado em Jundiaí, cidade na qual deu a sua vida, no dia 27 de janeiro de 2021, no Cemitério Parque da Paz.

Larry deixou no Brasil sua esposa, os cinco filhos, genros, noras, nove netos, uma bisneta e um ministério próspero que continuará glorificando ao Senhor.


Texto preparado com informações do missionário, Pr. Sean Lunday, Diretor do Campo Brasil da BIMI e fundador da Igreja Batista Vida Nova, S. Paulo SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *