Instituto Pedra Viva, seis anos formando Líderes

Redação JA  »  novembro 2020

IPV há seis anos formando pastores, missionários e líderes para as Igrejas.

O Instituto Pedra Viva nasceu do clamor constante da necessidade da formação e preparação de obreiros para o serviço missionário e pastoral que a muito tem sofrido com a carência de vocacionados que se dediquem a obra de maneira fiel e com bom conhecimento Bíblico. Já há alguns anos, e nos dias atuais onde nosso tempo é sempre furtado pela ocupação do dia a dia, por vivermos em uma sociedade que exige de todos mais tempo que parece cada vez mais escasso inclusive para os crentes que, como todos lutam para o sustento de suas famílias. Diante desta realidade no ano de 2010 nasceu a Ideia de uma escola teológica que fosse relevante e atuante em qualquer lugar, uma escola não itinerante, mas presente na vida das igrejas locais, que estivesse em vários lugares ao mesmo tempo, e em todo o campo que é o mundo. Diante de tamanho desafio e depois de muita pesquisa percebi que era possível e viável o uso da internet para que isso fosse possível.

No início de forma provisória o Instituto Pedra Viva foi chamado de Escola de Líderes, mas com o amadurecimento do projeto, percebi que o objetivo não era somente formar líderes, mas líderes capacitados biblicamente, ou seja, homens e mulheres que desempenhassem com amor, zelo e caráter a boa obra do ministério, sendo “pedras vivas” lavradas e moldadas pelo nosso Senhor Jesus Cristo. 

No ano de 2014 iniciamos as atividades do Instituto Pedra viva, preparando material escrito, vídeo aulas, e construindo o site institutopedraviva.com.br, o que foi um grande desafio, construir uma escola para formar pastores e missionários totalmente a distância e com baixo investimento para os alunos, o que em nossa realidade parecia algo sem muito futuro e visto por muitos como de péssima idéia e até inviável. No mês de março de 2015 iniciamos um período de matricula e aulas, nove irmãos se matricularam, e como esperado de regiões diferentes do país, iniciando assim com um dos propósitos sendo alcançado, ir onde estiver um vocacionado. Estes alunos eram de Manaus AM, Campinas SP, Marabá PA.  Desde então muitos tem passado por essa escola e se preparado para o ministério, e são aprovados pela mais sólida das avaliações, a Obra em suas Igrejas locais.

Desde que o Instituto Pedra viva iniciou em 2014 até este ano de 2020, passaram-se seis anos, e neste período 42 irmãos se formaram no curso de teologia, sendo nove mulheres e 33 homens.  Destes formados 12 são pastores nos estados do Amazonas, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Roraima, cinco são missionários, uma irmã é missionária das MNTB, quatro são obreiros entre os ribeirinhos no Amazonas, um desenvolve o trabalho com crianças e treinamento para professores de crianças através de sua igreja local, os demais homens são diáconos ou servos em suas igrejas e as irmãs estão apoiando suas igrejas locais.

Atualmente o Instituto Pedra Viva tem 26 alunos, distribuídos em boa parte do território nacional, nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Destes atuais alunos, a grande maioria (80%) já estão à frente de igrejas e congregações ou estão sendo mentoreados por seus pastores para assumirem o pastorado ou serem enviados para o campo missionário. Assim como as irmãs que, sendo acompanhadas por seus pastores, servem em suas igrejas ou se preparam para o campo missionário.

Nos dias atuais acredito que o Instituto Pedra Viva, que construiu uma boa metodologia de ensino, tendo o material em uma linguagem simples, vídeo aulas gravadas onde o aluno pode acessar a qualquer momento de qualquer dispositivo eletrônico de vídeo, com aulas ao vivo via internet semanalmente, apoiado pelo mentoreamento individual e sistemático dos vocacionados ao ministério é uma grande ferramenta para preparar excelentes obreiro e suprir assim a necessidade de mais pastores para as igrejas locais (inclusive para substituírem os missionários como pastores nas igrejas plantadas), também mais missionários  para os lugares onde não há obreiros (principalmente missionários formados no seu próprio contexto de cultura e língua, diminuindo assim o tamanho do investimento em tempo de envio e recursos aplicados),  e servos capacitados para atuarem no contexto da Igreja local sem que este se desloque de sua cidade ou localidade aumentando o vínculo destes e o amor pelos seus munícipes. Tudo isso com baixo investimento financeiro, e tornando possível o acesso ao seminário e o preparo dos obreiros.

Louvo ao Senhor Deus por estes seis anos do Instituto Pedra viva. Minha oração é que onde houver um irmão chamado para o ministério, o Instituto Pedra Viva possa participar do preparo deste para a obra a qual foi designado e assim cooperando com a grande comissão, “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mt 28.19-20. Seguindo o modelo Paulino descrito em 2 Tm 2.2 que diz “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. O Instituto Pedra viva está a total disposição dos missionários, das agencias missionária, dos pastores e das igrejas para o preparo de Líderes no Modelo Bíblico.

Minha oração é que Deus levante mais pessoas para a obra do ministério, que mais irmãos e irmãs entendam o seu chamado e que o Instituo Pedra viva continua sendo uma ferramenta para preparar estes obreiros. Seguimos com o nosso lema: Formando líderes ensinado a Bíblia.

Link: www.institutopedraviva.com.br

Se você quer apoiar em oração, enviar um aluno, ser um aluno ou participar de alguma outra forma desta deste ministério, entre em contato:
Pr. Edilson Araujo (84) 98628-3932 (WhatsApp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *