Ilha da Madeira – Família Fernandes já está no campo!

Alexandre Aquino  »   julho 2022

Culto no SIBIMA

O missionário Pr. Ronaldo Fernandes Teixeira com a esposa Talita e os filhos Zadoque e Estevão, enviados através da missão Ministérios Multiculturais Maranata, já estão na Ilha da Madeira, campo missionário no qual dedicarão os próximos anos de suas vidas. Depois de dois cultos de despedida, sendo o primeiro no dia 04 de junho no SIBIMA, aberto para todas as Igrejas da região, e o segundo no dia 05 de junho na igreja enviadora, a IBBP – Igreja Bíblica Batista do Planalto. No culto realizado no SIBIMA, o pregador foi o Pr. Volney Veras e na igreja do Planalto, o Pr. Tiago Albuquerque que é o pastor da mesma.

O preparo para a partida durou um ano e 11 meses. Foi um tempo de transição que a família passou aqui no Brasil, depois de ter trabalhado por seis anos no Timor Leste, de julho de 2014 até julho de 2020. O período foi de revisitação das igrejas mantenedoras e abertura de novos contatos com viagens que se estenderam por sete estados brasileiros.

Despedida no aeroporto

A saída de Fortaleza para o campo deu-se no dia nove de junho às 23h40 em um voo para Lisboa, e de Lisboa para Funchal, capital da ilha Madeira, com chegada dia 10 às 15h50. O fuso horário entre Brasil e Ilha da Madeira é de 4 horas a mais de diferença. Pr. Ronaldo, e família vão fixar residência em Santa Cruz, a 20 quilômetros do Funchal.

Recepção na chegada à Ilha da Madeira

Os missionários foram recebidos no aeroporto pelo irmão Ismael e família, membros da Igreja Baptista do Funchal, que é liderada pelo Pr. José Carlos. Enquanto esta matéria estava sendo escrita, Pr. Ronaldo e família estavam temporariamente hospedados em um alojamento provisório. Como transporte, estão com um carro emprestado até que ele receba o valor da venda do seu carro aqui no Brasil para comprar outro lá. Orem para que logo se viabilize, tanto o aluguel para moradia, quanto a compra do carro. O valor do aluguel na ilha está muito alto e, por conta da guerra na Ucrânia, sujeito a mais aumentos ainda.

Ao mesmo tempo em que buscam resolver a questão de moradia, há também a busca por escola para os filhos, principalmente para o caso de Estevão que exige uma estrutura adequada devido ao autismo. Para seu acompanhamento de saúde, há na cidade, uma clínica para suas terapias.

Nesse contato inicial com os madeirenses inicia-se o aprendizado da nova cultura, pois apesar de ser a mesma língua, as diferenças culturais são grandes.

Trata-se de uma nova etapa nas vidas, exigindo paciência e sabedoria do alto para um aprendizado rápido nessa nova realidade.

Neste momento da chegada, o país vive o início do verão, marcando 22 graus, mas, na verdade, para cearenses, acostumados ao calor nordestino do Brasil, parece inverno. Os dias na ilha são mais longos pois o sol se põe por volta das 22 horas.

Documentação

Outro detalhe importante neste momento inicial no campo missionário, é a documentação. Houve um erro da embaixada de Portugal, que expediu o visto do Pr. Ronaldo no Brasil. Marcaram a entrevista no SEF de Lisboa para 22 de agosto, embora ele tenha colocado todos os documentos para morar na Ilha da Madeira. Eles já reconheceram o erro, mas não está sendo tão simples para resolver, e mudar o local da entrevista. É necessário um documento comprovando residência na ilha. Esta é mais uma razão para apressar o local de moradia. Pr. Ronaldo só poderá dar entrada no visto de reagrupamento familiar após receber seu cartão de residência que demora um mês após a entrevista. Orem, também, a esse respeito.

A Ilha da Madeira

Apesar de ser parte de Portugal, a Ilha da Madeira fica a sudoeste do país, em meio ao Oceano Atlântico, mais próxima da África do que da Europa. Enquanto o litoral marroquino fica a cerca de 500 quilômetros do madeirense, o sul de Portugal está a mais de 1 000 quilômetros da ilha. O arquipélago da Madeira tem, além da Ilha da Madeira, com uma população aproximada de 270.000 habitantes, sendo 100.000 na capital, Funchal, a Ilha de Porto Santo e diversas ilhas e ilhotas desertas e selvagens.

Contatos
Para entrar em contato com o Pr. Ronaldo e família, use o e-mail: ronaldofernandes82@hotmail.com, e o WhatsApp: +55 (85) 99689-5317. Pelo Facebook: Família Fernandes – Servindo ao Senhor

Uma resposta para “Ilha da Madeira – Família Fernandes já está no campo!”

  1. Antonio carlos andozio disse:

    Muito lindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.