Igreja Batista de Cachoeirinha completa 77 anos

Redação JA  »  janeiro 2021

Fundação e Construção

O início do trabalho de plantação da Igreja Batista da Cachoerinha pelo missionário Willard Stull Jr, deu-se no dia 02 de fevereiro de 1941, e o primeiro local de culto foi na Rua Itacoatiara, 443, no Bairro de Cachoeirinha, vindo a ser organizada em no dia 15 de dezembro de 1943. O início da construção se deu no ano de 1944 com a inauguração no dia 29 de setembro de 1946, tendo como pregador o Dr. Henock da Silva Reis, ministro do Tribunal Federal de Recursos e Ex-Governador do Estado do Amazonas.

Sua primeira diretoria foi assim constituída: Presidente, Pr. Willard Stull Jr; Vice, Manoel Ramos; 1º Secretário, Manoel Bezerra Neto; 2º Secretário, Francisca Messias; Tesoureiro: João Messias.

Lideranças

Os líderes que passaram pelo ministério da IBC no decorrer desses 77 anos foram, Pr. Willard Stull Jr (1943 a janeiro de 1952); Pr. Albert Spieth (fevereiro de 1952 a 1955); Pr. José Henrique de Mendonça (janeiro a outubro de 1956); Diácono, Saturnino Sales (novembro de 1956 a janeiro de 1958). Pr. Otácio David de Figueiredo (1958 a abril de 1963) Pr. José Ribamar Costa Alencar (abril a agosto de 1963). Pr. David Vernon Stoll (outubro de 1963 a janeiro 1967); Pr. Oséas Rodrigues da Silva (fevereiro de 1967 a dezembro de 1974); Diácono: Fernando da Silva Batista (janeiro a agosto de 1975) Pr. Jaime Augusto Lima (agosto de 1975 a 1977); Diácono Raimundo Alves de Araújo (01 a 12 de janeiro de 1978); Pr. Manoel Ribeiro de Moraes Filho (1978 a abril de 1984); Diácono Fernando da Silva Batista (abril a setembro de 1984); Pr. Israel Florêncio de Lima (de 29 de setembro a julho de 2013). Pr. Wagner Lima Amaral (de 3 de agosto de 2013 a 04 de agosto de 2020); Diácono: João Luiz de França Neto (de agosto de 2020 até a presente data).

Congregações

A Igreja Batista de Cachoeirinha colaborou voluntariamente com a concessão de 20 de seus membros, para fundação do trabalho no bairro de Santa Luzia, que resultou na organização da Igreja Batista Regular da Fé, situada à Rua Branco e Silva, 200, no dia 07 de setembro de 1954. Foi na IBC que nasceu o Seminário Batista do Amazonas, em março de 1955, transferindo-se no ano seguinte para a sua sede própria na Rua Paraíba, 300 – bairro Adrianópolis, sendo hoje o Seminário Batista Regular da Amazônia – SEBRAM.

No decorrer dos seus 77 anos de existência, a IBC organizou várias igrejas e congregações, entre as quais destacam-se: 1 – Igreja Batista Regular da Glória (Manaus AM) 2 – Igreja Batista Regular de Petrópolis (Manaus AM) 3 – Igreja Batista Regular Tessalônica (Manaus AM) 4 – Igreja Batista Regular Maranata (Manaus AM) 5 – Igreja Batista Regular Luz Brilhante (Manaus AM) 6 – Igreja Batista Regular Colônia Antônio Aleixo (Manaus AM) 7 – Igreja Batista Regular da Cidade Nova (Manaus AM) 8 – Igreja Batista Regular Fonte de Luz (Manaus AM) 9 – Igreja Batista Regular Betesda (Manaus AM) 10 – Igreja Batista Regular Jerusalém (Manaus AM) 11 – Igreja Batista Regular Siloé (Manaus AM) 12 – Primeira Igreja Batista Regular em Tabatinga (Tabatinga AM) 13 – Congregação Batista Regular Eliel (Manaus AM) 14 – Congregação Batista Regular do Araçá (Paraná do Araçá AM) 15 – Congregação Batista Regular da Bíblia (Paraná do Curarizinho AM) 16 – Congregação Batista Regular Boas Novas (Lago do Timbó – Careiro AM) 17 – Congregação Batista Regular Ebenézer (Careiro Castanho AM) 18 – Congregação Batista Regular Filadélfia (Foz de Canumã – Borba AM) 19 – Congregação Batista Regular Esperança (Tonantins AM).

Parceria Missionária

Os missionários parceiros da Igreja são: Lourival Junior e Cintia,  Edilson Benvindo e Izaira, José Alves e Lílian,  Rodrigo Rafael e Jozy – MNTB, Manaus AM Elias Assis e Lenita ALEM, Manaus AM , Eliezer Santos e Girlene Paulo de Tarso, Venezuela; Elisângela Pereira APEC, Manaus AM, Eula Mendes – Paulo de Tarso, Vila de Marajó AM, Gervaldo da Silva Paulo de Tarso, Tribo Macuxi RR, Jenuan e Aline Lira – Maranata Marlon Luz e Rosianni – MNTB, São Gabriel da Cachoeira – AM Osmar Rodrigues e Antônia – Paulo de Tarso, Anori AM Raimundo Ângelo – Paulo de Tarso, Nova Olinda – AM Ricardo Mafra e Rita Maranata, Venezuela Ronaldo e Thalita, Maranata Rose Cerpe YMY Brasil, Atibaia SP Sergio Botileiro e Simone – MNTB, Manaus, AM Severino Amaral e Maria – Paulo de Tarso, Nova Olinda – AM Martha Muniz – Paulo de Tarso, Comunidade Mato Grosso Anamã AM.

Papel na denominação

A IBC é a primeira Igreja Batista Regular fundada no Brasil. Desde então, tem se destacado na cooperação com o movimento Batista Regular, sediando, inclusive, várias de suas assembleias nacionais; e na obra missionária, sendo mãe de igrejas, tanto no interior como na capital do Estado. Vários líderes, missionários, pastores e obreiros foram formados pela igreja, sendo espalhados no país para o serviço no Reino do Senhor.

Hoje, a igreja segue firmada na suficiência da Palavra para viver seu propósito de adorar ao Senhor, servindo-o por meio da evangelização, do discipulado e do louvor, cumprindo sua missão de fazer discípulos. Tem desenvolvido o projeto de se tornar uma Igreja Âncora, auxiliando as demais igrejas em sua formação, qualificação e desenvolvimento para que cumpram sua missão como igreja local.

Willard Stull Jr e Grace Heidt

O fundador

No ano de 1939 chegou ao Brasil, e particularmente em Manaus AM, o jovem missionário Willard Stull Jr, que no ano seguinte casou-se com a jovem Grace Heidt, no templo da Igreja Presbiteriana Central, situada à Rua Silva Ramos, Manaus AM. O jovem casal logo se uniu aos demais missionários Arley e Herthel Ross, Charles e Martha Hocking, Lois Martenson e Dynes Mc Cullangh. O Senhor Deus confiou ao primeiro casal a benção de poder iniciar um ponto de pregação, que não tomou muito tempo para se tornar em uma congregação próspera.

Willard foi salvo aos 12 anos e, aos 16 anos Deus dedicou-se ao ministério e mudou a direção de sua vida. Ele planejava, frequentar uma escola de negócios em Boston, mas decidiu se matricular no Seminário Batista da Bíblia, em Johnson City, New York.

Willard se formou em 1939, e, em agosto sua igreja, em West Endicott, enviou-o como missionário para o Brasil. No dia 13 de dezembro de 1939, Willard embarcou em um cargueiro norueguês em New York e navegou para o Brasil. Quando estava chegando ao Brasil, a senhorita. Grace Heidt estava se preparando para velejar também para o Brasil. Grace foi membro da Igreja Batista de Walnut Street, Waterloo, Iowa, e ex-secretária dos Pastores P.B. Chenault e Robert Ketcham. Logo depois que Grace chegou ao Brasil, ela e Willard se conheceram na beira do rio Amazonas. Casaram-se em 9 de setembro de 1940, e juntos serviram fielmente em Manaus, Natal e Belo Horizonte, até sua morte, em 1979.

Willard Stull Jr., morreu aos 93 anos, no dia 4 de julho de 2012, em Novo Hamburgo, Brasil, onde foi missionário por longa data.

Com informações de João Luiz de França Neto e do site Willard Stull Jr (GARBC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *