Gameleiras MG

Observatório Missionário  »   novembro 2021

O Pr. Pedro Roberto de Almeida, nasceu em uma família católica, mas em 1989 conheceu Ricardo Storti, que Des usou para levá-lo a Jesus. Assim, em 1991 Jesus o salvou após ter participado de um acampamento. Em 1999 matriculou-se no curso de teologia do IBM – Instituto Batista Missionário e, no mesmo ano foi visitar o campo missionário em Cândido Mendes MA com o então diretor da escola, Pr Marcelo França e outro aluno, Marcos Silva (saudoso irmão Marcos Carioca). No Maranhão Pedro conheceu a missionária Ednalva com quem se casou no dia 11 de novembro de 2000. Dessa união nasceu a filha, Samara, em 2002.

Em abril de 2006 Pedro foi ordenado ao ministério pastoral e, em janeiro de 2007 assumiu a Congregação Batista Bíblica em Peruíbe SP, ligada à PIBB em Jardim Miriam, São Paulo, onde servia por exatos cinco anos. Quando aceitou o convite da PIB de Bom Jesus da Lapa BA para onde se mudou em fevereiro de 2011 por entendermos ser essa a vontade do Senhor Deus.

Em 2014, entendendo em Cristo que a falta de obreiros é muito grande, ingressou na Missão Campo Norte, cuja visão é evangelizar cidades no norte de Minas Gerais onde não há Igreja Batista. Serviu por dois anos na cidade de Mamonas, com aproximadamente cinco mil habitantes. Mas como havia grande necessidade na cidade de Gameleiras MG, a direção da MCN, pediu que Pr. Pedro fosse para lá e ele prontamente atendeu, com a benção da Igreja Batista Bíblica Shekinah, sua enviadora, que é liderada pelo Pr. Agnaldo.

Ali permanecendo, já por mais de cinco anos, Pedro e sua família tem sido usado pelo Senhor que tem dado crescimento e fortalecimento aos crentes, e também com a salvação de almas e, mais recentemente, na construção do templo.

Durante a pandemia, o missionário decidiu não parar as atividades, já que a maioria dos agregados eram novos convertidos. Continuando os trabalhos com muito cuidado e responsabilidade, pela graça de Deus, pelo menos seis novos irmãos chegaram e estão sendo preparados para o batismo em fevereiro de 2022

Neste momento, o missionário continua servindo ao Senhor com a realização de cultos no templo, nos lares, na zona rural, visitação, acompanhamento e oração com policiais uma vez por semana, EBD só com crianças, reforço escolar e aulas de teclado para crianças da igreja e da sociedade, reuniões com jovens e mulheres.

O município de Gameleiras foi criado em 21 de dezembro de 1995, sendo desmembrado do município de Monte Azul. Seu primeiro prefeito foi Osvaldo Teixeira de Oliveira, eleito em 03 de outubro de 1996. A história de Gameleiras é contada em um livro, escrito pelo professor de História da E.E. de Gameleira, Zaurindo Fernandes Baleeiro, o livro relata a história do município desde a época da escravidão, até a emancipação em 1995.

No início, a área que hoje pertence a Gameleiras era parte do município de Boa Vista do Tremedal, e chamava-se Brejo dos Mártires. A partir da Lei Estadual 843, de 07/07/1923, o município passou a se chamar apenas “Tremedal”, e nessa divisão administrativa, o distrito de Brejo dos Mártires apareceu com o nome de Gameleiras pela primeira vez. A emancipação do município só ocorreu em 21 de dezembro de 1995, pela Lei Estadual nº 12.030.

Localizado no extremo norte mineiro, Gameleiras possui limites territoriais com os municípios baianos de Sebastião Laranjeiras, Iuiú, e os municípios mineiros de Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Catuti, Pai Pedro Jaíba e Matias Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *