Formatura no IBBI 2021

Radar Geral  »   outubro 2021

Essa foto mostra a formatura na aldeia dos Baniwas, Aracu Cachoeira. São alunos do Instituto Batista Bíblico Içana IBBI – 2021. Esse ano formaram, no curso teológico, dois irmãos e uma irmã. São mais irmãos que levarão o evangelho de Cristo para aldeias que clamam pela salvação.

Em 1994 Raul Brazão ouviu o chamado de Deus para estudar a Palavra do Senhor e foi para o Instituto Batista Bíblico do Amazonas – IBBA. Ali passou três anos se preparando para. Em 1997 terminou o Instituto e voltou para sua aldeia, Tucumã Rupitá.

Em 1998 começou a viajar para evangelizar nas aldeias, mesmo sem ajuda de nenhuma igreja financeiramente falando. Em 2004 teve oportunidade de visitar algumas igrejas no Centro Oeste e no Sul do Brasil, com objetivo levantar sustento missionário. Conseguiu poucas igrejas.

De 1998 até 2008, evangelizando nas aldeias, viu que para uma pessoa não dava para atender todas as aldeias e começou a juntar alguns irmãos indígenas, salvos pela graça de Deus e fieis em Cristo Jesus, e que tinham um pouco de estudo secular. Então, em 2009 começou o Instituto Batista Bíblico do Içana, com a finalidade de preparar os homens e mulheres para atender as necessidades espirituais das aldeias. Outro objetivo do Instituto é preparar os próprios homens das aldeias para não haver proibição da parte do governo, com entrada do evangelho nas aldeias como acontece com pastores e missionários que não são indígenas.

O Instituto tem alcançado seus objetivos. A duração do curso seria de três anos, duas etapas por ano, mas, infelizmente acabamos levando quatro anos, devido as dificuldades que alunos apresentam na aprendizagem. Além disso, porque nós não temos ainda as matérias dadas no instituto já traduzidas na língua, e isso tem dificultado e falta professores capacitados.

Em 2009, pastor Rinaldo Belizário de São Paulo ajudou durante 15 dias dando aulas. Em 2011, missionário Isaias Divino ajudou uma etapa do curso. De 2009 para cá, três turmas já concluíram o curso com total de 10 pessoas e, cada um atuando na sua aldeia e alcançando outras.

O Instituto Batista Bíblico do Içana tem base na aldeia Aracu Cachoeira, cerca de 600 km em linha reta de São Gabriel da Cachoeira que é a cidade mais próxima que tem, e a 800 km em linha reta de Manaus, capital do Amazonas. São três dias de viagem de barco de Manaus até São Gabriel e de São Gabriel mais três dias de viagem de canoa de alumínio. Se for na canoa de madeira leva sete dias para chegar até na aldeia.

Contatos: (92) 8107-7056.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *