Família Canright, missionários no Brasil entre 1968 e 1998

Redação JA  »   abril 2022

Desde a década de 1950 que as igrejas batistas fundamentalistas começaram a enviar missionários para o Brasil. Vieram missionários das duas missões das igrejas batistas regulares, da Comunhão Batista Bíblica e de dezenas de missões batistas independentes. Uma dessas missões das igrejas batistas independentes é a Confraternidade Batista Mundial (World Baptist Fellowship Mission Agency), de Arlington, Texas. Os pioneiros dessa agência aqui no Brasil, chegaram na região Norte do país, e plantaram ali dezenas de igrejas.

Um desses missionários, que chegaram pela região Norte, mas acabou indo para a Região Sudeste, foi Delbert Ray Canright.

Filho de Leslie Jack Canright e Mary Myrtle Taylor Canright. Delbert nasceu no dia três de janeiro de 1937 em Cushman, Arkansas. Casou-se com Alice Bernice Burdett no dia 13 de outubro de1955 em Fort Worth, Texas, EUA. O casal teve cinco filhos: Danny Ray Canright (65), Darrell Lynn Canright (63), Dell Wayne Canright (61), Alisa DeLynn Canright Sousa (falecida em 1990), Andrea Denise Canright Moura (51). São 15 netos e 25 bisnetos.

A conversão de Delbert foi aos doze anos de idade, em uma Igreja Bíblica em Fort Worth, Texas, durante uma conferência em agosto de1949. O pregador na sua conversão foi pelo missionário Ralph Mulder que servia no Haiti. O início do seu preparo teológico foi em um Curso Bíblico no Colégio Batista Worth, em 1958.

Antes de partir para o campo missionário, e desde bem cedo após sua conversão, teve oportunidade de servir a Deus como professor de uma classe masculina de adolescentes, pianista em várias Igrejas e tesoureiro da Igreja. Também atuou como pastor de Jovens durante quatro anos, até 1967 quando saiu para se preparar para o campo missionário, cumprindo uma decisão que havia tomado aos 13 anos de idade em uma conferência missionaria. A entrega foi para servir como missionário no Brasil.

Delbert matriculou-se no Seminário Batista Bíblico em Arlington no Texas em 1962 tendo se formado em 1965 com méritos. Em uma conferência de missões na Igreja em que congregava, East Berry Street Baptist Church em Fort Worth, o Senhor tocou de novo o coração de Delbert que, juntamente com a esposa e outros seis casais, rededicaram a vida ao Senhor para o ministério.

Delbert foi ordenado, em 1965, pela Igreja Batista da Rua Berry Leste em Fort Worth, Texas. Anteriormente, desde 1962, ele atuava como pregador licenciado pela Igreja Batista Echo Heights, que ele havia ajudado na fundação.

Delbert foi aprovado como missionário em julho de 1967 e chegou com sua família ao Brasil no dia 12 de dezembro de 1968. Sua entrada no Brasil foi através do aeroporto de Manaus AM onde permaneceu por três semanas com outros missionários da Confraternidade Batista Mundial. A sede da sua missão aqui no Brasil estava em Manaus, sob a presidência do missionário John Joseph Hawkins, pioneiro da missão aqui no Brasil.   

Depois de três semanas, a família Canrigth desembarcou no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, sendo recebidos pelo missionário Richard Pickett, amigo e colega de seminário de Delbert, e membros da mesma igreja em certa ocasião em Fort Worth, Texas. Richard e família foi a primeira família da Missão a trabalhar no Sudeste do Brasil, que depois da foram para Ribeirão Preto SP.

A Família Canrigth permaneceu por nove meses na Escola de Línguas na capital paulista até se formarem em dezembro de 1969. Naquela época da chegada ao Brasil, Delbert e sua esposa Alice estavam com 30 anos de idade e tinham quatro filhos: Danny Ray (12), Darrell Lynn (10), Dell Wayne (8) e Alisa Delynn (5). Mais tarde, quando estavam em Barretos, tiveram mais uma filha, Andrea Denise nascida no dia 21 de maio de1970. Desde o primeiro domingo a família frequentou a Primeira Igreja batista em Parque Bristol, fundada pelo missionário Clifford Lee New.

Terminando o curso da língua portuguesa, Delbert e família foram para Barretos SP para dar início a uma igreja batista independente na cidade de Barretos, interior do estado de São Paulo.

Mãe e filhos

Ao longo de mais de 30 anos de trabalho missionário no Brasil, Delbert plantou a Igreja Batista Central em Barretos (1970-1982), Templo Batista em Vila São Jose em Santo Amaro, São Paulo SP (1983-1998), e participou de outros trabalhos como o Templo Batista Independente em Jardim Varginha (Congregação do TBI em Vila São José), Bebedouro, Colina e Guaíra no interior do Estado. Além da plantação de igrejas, Delbert participou da realização de muitos acampamentos, institutos bíblicos, e ministérios de apoio.

Ao sair do Brasil, o casal Canrigth teve dois bons e marcantes momentos de despedida realizados pelas igrejas. Um no interior, pelas igrejas de Barretos e Bebedouro no dia 14 de dezembro de 1998 e outro pelas igrejas da Capital no dia 28 de dezembro de 1998.

Alice e Delbert

Depois de se aposentar, deixar o campo missionário aqui no Brasil, e retornando aos EUA, em dezembro de 1998, Delbert precisou trabalhar para ter renda suficiente para sobreviver. Em 1999 foi contratado, em uma loja da rede Wal-Mart, em um programa para idosos, onde permaneceu por 16 anos, até 2015. Nesse período, ajudou dois colegas de campo missionários que também haviam retornado do Brasil e faziam um trabalho com brasileiros residentes em Fort Worth, TX. Nilo Jackson e Cícero Henderson haviam começado uma igreja com cultos em português, o Templo Batista Brasileiro.

O casal atualmente

Atualmente, aos 85 anos de idade, o casal Delbert e Alice Canrigth, vive no Condomínio Mariposa, um residencial com apartamentos reservados especialmente para pessoas a partir de 55 anos. Adultos com idade menor que 55 e crianças, não podem residir no local. O condomínio fica na pequena cidade de Joshua, com sete mil habitantes, na região metropolitana Dallas-Fort Worth, no Texas.

Delbert atualmente

No salão social do condomínio, o casal Canrigth continua servindo ao Senhor realizando cultos com os moradores. São reuniões para estudos bíblicos e momentos de louvor recordando hinos antigos, próprios para a idade dos participantes.

Para contato com o Pr. Delbert, +1 (817) 405-8134 (WhatsApp).

Missionários da WBFMA no Brasil

O missionário Delbert, citou alguns dos seus colegas missionários contemporâneos, enviados ao Brasil pela mesma missão, a World Baptist Fellowship Mission Agency (Confraternidade Batista Mundial): John Joseph Hawkins, Leonardo Brown, Donaldo Davis, Bill Smith, Gordon Avey, Bill Horton, John Horton, Kyron Horton, Larry Bell, Larry Nichols, Cecil Henderson, Wendell Hiers, Jay Conway, Richard Pickett, Donaldo Lynn Leaf, Lanny Gene Woody, Felipe Harris, Alton Smith, Nilo Jackson, Calvin Gardner, entre outros.

2 respostas para “Família Canright, missionários no Brasil entre 1968 e 1998”

  1. Pr.+Joel+Azer. disse:

    Amo biografias da vida de missionarios. Elas me fortalecem. Eles são verdadeiros guerreiros na seara do nosso Mestre.

  2. Pr.+Joel+Azer. disse:

    Foi ataves de um mis. Estaduniense e grande ganhador de almas aki no Brasi que me tornei em todo o meu ministerio tbm um pescador de almas. Hoje aposentado ainda evangelizo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.