Em Batatais, I. B. da Vitória ordena dois pastores

Redação JA  »   novembro 2021

No dia 30 de outubro de 2021, a Igreja Batista da Vitória em Batatais SP, que está na fase final de implantação pelo missionário, Pr. Almir Nunes, ordenou os dois pastores que vão dirigir o trabalho, Sílvio Roberto Guadanhim (03/04/1983) e Ícaro Murilo Tomazelli (21/01/1995). Sílvio é casado com Raquel Cristina Nunes Guadanhim (26/10/1985) desde três de abril de 2004 e Ícaro é casado com Priscila Nunes Tomazelli (23/03/1995), desde nove de dezembro de 2017. Raquel e Priscila são filhas do casal de missionários, Pr. Almir e Helena Nunes.

Ícaro formou-se pelo Seminário Batista Ebenézer de Ribeirão Preto SP tendo estudado no período de 2017 e 2018, e Sílvio formou-se pelo Instituto Pedra Viva, Polo de Orlândia SP tendo estudado no período de 2016 a 2018.

O Concílio de Pastores para examinação dos dois candidatos aconteceu à tarde com início às 14h10 até às 18h10, e a ordenação no culto à noite. Os pastores que participaram do Concílio, foram: Almir Nunes. B. da Vitória, Batatais SP; Álvaro Augusto Pavan, I. B. B. do Centro, Campinas SP; Edvânio Oliveira dos Santos, I. B. Esperança, Cajati SP; Alexandre Martins Acosta, I. B. B. de Orlândia SP; Estevão da Silva Barros, I. B. B. Orlândia SP; Armando Castelan Jr, Templo Batista Maranata, Pedregulho SP; Donizetti Aparecido Matias Junior, I. B. I. Macedônia, Franca SP; Felipe Rangel de Oliveira, I. B. I. de Ituverava SP; Luciano Martins, I. B. Central, Barretos SP; Lorival Pedroso da Silva, I. B. Boas Novas, Sales Oliveira SP; Jader Saraiva Machado Neto, P. I. B. em São Sebastião do Paraiso MG; Ricardo Aparecido da Silva, P. I. B. em São Sebastião do Paraiso MG; João C. Vasconcelos Filho, I. B. B. Nova Cumbica SP; Aluísio da Silva Frazão, I. B. I. de Orlândia SP; Gilberto Marcos Mota Basilio, T. B. de Brodósqui SP; Sidnei dos Santos Lima, I. B. Boa Vista, Orlândia SP.

O Concílio foi moderado pelo Pr. Almir Nunes e secretariado pelo Pr. Álvaro Augusto Pavan. Os dois candidatos foram aprovados por unanimidade e recomendados para ordenação pastoral, o que ocorreu no mesmo dia à noite O pregador na ordenação foi o Pr. Edvânio Oliveira dos Santos, da Igreja Batista em Cajati SP. Na imposição das mãos, estiveram mais dois pastores que não participaram do Concílio à tarde, Alex de Barros, da Primeira Igreja Batista Bíblica em Jardim Miriam, São Paulo SP e Edson Roberto Venâncio, da Igreja Batista do Calvário em Morro Agudo SP.

Um pouco da história da IBV em Batatais SP

O Pastor Almir Nunes e sua família mudaram-se de Morro Agudo SP para Batatais SP em 2007 e juntamente com o Pr. Carlos A. Moraes e família, começaram juntos uma igreja. As reuniões iniciais tiveram lugar na residência do Pr. Almir. Algum tempo depois, a convite do Pr. Antônio Pupin, o Pr. Almir aceitou montar um projeto missionário através da AMI. Montado o projeto, ele foi enviado pela Igreja Batista do Calvário em Morro Agudo SP, sob a liderança do Pr. Edson Venâncio.  

Ainda trabalhando na sua profissão, começou a viajar para divulgar o projeto e levantar sustento em 2009. Enquanto viajava, com o trabalho de plantação da nova igreja já iniciado, era apoiado pelo seu parceiro Pr. Carlos A. Moraes, Coordenador de Missões da AMI. Depois do período da igreja na residência do Pr. Almir, com um barracão que foi construído no quintal da casa, a Igreja Batista da Vitória passou por mais quatro diferentes endereços em salões alugados.

Em 2012, agregou-se à equipe de plantação da igreja, o missionário Pr. Benjamin Paulo Leaf, cumprindo acordo firmado com Pr. Almir no início do projeto. Seu ministério era focado nos jovens. Em 2013 o grupo que já formava uma congregação e ficou decidido financiar três lotes no total de 755 metros quadrados no Bairro Morada do Verde, um loteamento novo em uma área de expansão da cidade. A propriedade adquirida ficou em nome da Igreja Batista Independente de Orlândia SP, enviadora do missionário Pr. Carlos A. Moraes.

Em 2015, foi elaborado o projeto para construção, sendo que a parte técnica de aprovação, foi doada pelo engenheiro, irmão Sérgio Antonio Ferreira, membro da Igreja Batista Esperança em São Paulo, Capital. No dia 13 de outubro de 2015 teve início os trabalhos de construção.

A obra total, com área projetada de 602 metros quadrados teve planejamento para ser executada em três etapas, sendo que, a primeira etapa custou aproximadamente R$ 140.000,00 entre materiais e mão de obra com alguns trabalhos realizados através de mutirão. O Pr. Carlos A. Moraes conseguiu a doação de materiais no valor de noventa mil reais, sendo 50 mil através da MBAM e quarenta mil reais doados por uma família de São Paulo, Capital. Esse valor doado pela família, o Pr. Carlos depositou na conta da Igreja Batista Independente de Orlândia SP, em três parcelas, sendo uma de vinte mil e duas de dez mil reais. O uso desse recurso foi aplicado na obra de construção em Batatais através da IBIO.

A primeira etapa do templo foi inaugurada no dia 28 de agosto de 2016 e a Igreja Batista da Vitória passou a se reunir no seu endereço definitivo, na Avenida Paulo Pegrucci, 29, Bairro Morada do Verde. Sem os gastos com aluguel, havia maior tranquilidade para dar sequência aos trabalhos realizados pela equipe missionária e, quando necessário, dar andamento na construção das demais etapas.

Em dezembro de 2016, depois de cinco anos trabalhando em parceria na plantação da igreja, o missionário Pr. Almir Nunes decidiu dispensar o apoio do missionário Benjamin Paulo Leaf. Em seguida, a equipe foi dissolvida com a saída do Pr. Carlos A. Moraes que optou por deixar o trabalho, depois de nove anos de parceria, desde os primeiros passos em 2007.

Em 2017, o jovem Ícaro Tomazelli que havia se convertido e discipulado através do trabalho com os jovens em setembro de 2015, decidiu se preparar para o ministério e matriculou-se no curso de teologia do Seminário Batista Ebenézer em Ribeirão Preto SP.

Em fevereiro de 2019, o irmão Sílvio Roberto Guadanhim, mudou-se com sua família de Morro Agudo para Batatais e passou a integrar a equipe ministerial na Igreja Batista da Vitória. Convertido em maio de 2001, ele havia sido desafiado para o ministério desde 2014.

De acordo com as informações aos mantenedores, o missionário Pr. Almir deverá entregar, em breve, o trabalho da Igreja Batista da Vitória em Batatais, organizada e com os dois novos pastores assumindo a liderança. O próximo passo será mudar-se para Franca SP, no início de 2022, e concentrar-se integralmente ao trabalho de plantação da Igreja Batista Esperança que já está em andamento desde o dia sete de junho de 2018, tendo sido iniciado a convite de três famílias, num total de 12 pessoas. No início os cultos foram realizados na garagem da residência da família do irmão Reinaldo Mathias e prossegue em local alugado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *