Do Pr. Jaime Leonard, sobre o Pr. Douglas Alves

Redação JA  »  março 2021

Douglas Alves da Silva

14/04/1952 a 23/02/2021

Texto do Pr. Jaime Leonard

Hoje, dia 23 de fevereiro de 2021, quando recebi a notícia que Deus havia levado Pastor Douglas para seu galardão, Deus trouxe à minha mente 2 Samuel 3.38: “hoje, caiu em Israel um príncipe e um grande homem”.  Pastor Douglas, assim como Abner, no contexto bíblico, foi um homem de visão, coragem, energia e perseverança. 

Minha história com Douglas começa na minha pré-adolescência, quando ele veio estudar no Cariri (Seminário Batista do Cariri).  Juntos, jogamos xadrez, trocamos selos postais, e até abrimos uma pequena empresa de carimbos.  Mesmo eu ainda criança, sempre senti que Douglas me tinha como amigo. Ele foi meu conselheiro no acampamento, foi meu pastor na Igreja Batista da Paz, e, no ministério, compartilhamos a mesma paixão. 

Mas meus comentários não giram em torno de mim, e sim do grande homem que hoje nos foi tirado. Pastor Douglas era apaixonado por missões.  Cada conversa, cada projeto, cada investimento, e, imagino, cada pensamento dele se resumia em missões.

Como ele era visionário, alguns projetos eram grandes demais para nossa associação abraçar. Quem lembra do seminário flutuante que organizaria cem igrejas por ano nos afluentes do Amazonas?  Este projeto não vingou; mas o Seminário Bautista da Venezuela, este sim.  E em breve veremos também um Centro para Treinamento de Líderes na Guyana, fruto da visão e determinação de Pastor Douglas. 

Em nossa última conversa, a menos de um mês, ele me relatou sobre seu mais recente projeto: uma nova igreja num bairro necessitado em Boa Vista. Pastor Douglas, aos 68 anos, estava deixando os confortos de uma igreja forte, grande, igreja que ele mesmo havia organizado, para iniciar outra aonde Jesus ainda não era conhecido.  Como precisamos de mais grandes homens com este espírito! 

Para a família, a irmã Francelina, e seus filhos, Obede, Hadassa, e Priscila, nós oramos para que Deus os console diante das saudades. Para nossas Igrejas Batistas Regulares, oramos que Deus levante outros homens de visão, coragem, energia, e perseverança na causa da expansão do evangelho de Jesus Cristo, no Brasil e até os confins da terra. 

Hoje, caiu na Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil um príncipe e um grande homem.

Relato da filha Priscilla Rodrigues

Pr. Douglas Alves da Silva, nasceu no dia14 de abril de1952. Seu nome foi inspirado no avião modelo Douglas DC3. Sempre gostou muito de colecionar selos, moedas, carrinhos de modelo antigo, e um monte de coisas que achava por aí na rua, jogado.

Apaixonado pela música e tocador do trompete. Inventor de mão cheia, trabalhou concertando máquinas de todos os tipos durante sua vida. Formado no Seminário Batista do Cariri, onde conheceu seu amor Francelina Alves, com quem viveu 44 anos de casamento e tiveram três filhos, Talles Obede Alves, Hadassa Alves e Priscilla Rodrigues.

Trabalhou por muitos anos na Rádio Trans Mundial e plantando igrejas. Seu coração sempre esteve na seara e pensava grande quando era para o Senhor. Idealizador do Seminário da Venezuela onde levantou recursos junto à amada Igreja Batista Regular Calvário em Boa Vista RR para a compra do terreno e posteriormente ajudando na construção.

Tinha planos para começar um seminário na Guyana Inglesa., e muitos outros projetos com os quais sonhava e ficaram incompletos.  

Hoje (23/02/21) Deus o chamou.

Te amo pai! Até breve!  

Trajetória ministerial do Pr. Douglas na IBR Calvário

Pr. Douglas atuou como pastor, missionário, co-pastor na fundação de igrejas, Presidente da Missão Paulo de Tarso, editor do Jornal Batista Regular, Secretário da Associação das Igrejas Batistas Regulares e idealizador do projeto do Seminário batista na Venezuela, entre outros ministérios.

Não é possível falar do ministério do pr. Douglas na Igreja Batista Regular Calvário sem associá-lo à origem e história da igreja Calvário. Ano 2000, o início do ministério do Pr. Douglas e da irmã Francelina em nossa Igreja.

A então Congregação Batista Regular Calvário começa em uma casa alugada no bairro Caçari, onde a família Alves passou a residir e iniciar o trabalho de plantação de uma nova igreja, local onde também eram realizados os cultos (na varanda) e de onde os irmãos saíam para realizar os trabalhos de evangelização da vizinhança e convites para participar dos cultos.

À época contava-se com o apoio de seus filhos, mesmo estando alguns distantes, como é o caso do Obede, nos Estados Unidos, e de poucas famílias, que foram as pioneiras.

Ano 2002, a visão de expansão missionária do pr. Douglas estimulou a Congregação Calvário a assumir o compromisso de contribuir com os missionários. Inicialmente com os casais de missionários Gervaldo e Imperatriz e Ricardo e Rita Mafra.

Estas ações e desafios de ofertar na obra missionária, ainda quando congregação, foram fundamentais para estabelecer na igreja a visão e depois o reconhecimento de ser uma igreja missionária, hoje envolvida na obra e contribuição com dezenas de missionários.

Com o apoio do pastor Roberto Paulo, como um dos incentivadores da obra missionária, o pastor Douglas estimulou a igreja a adotar o lema de Oswald Smith: “A tarefa suprema da Igreja é a evangelização do mundo”. Levando-a a refletir de forma pessoal no lema “A tarefa suprema da minha vida é a evangelização do mundo”. O lema de Oswald Smith, acompanha a logo marca de nossa igreja até hoje.

Ainda, a ousadia e fé do pastor Douglas são demonstradas na parte estrutural da igreja que fizeram com que ela tivesse a estrutura de templo e instalações hoje existentes. Tudo começou com a aquisição deste terreno e primeiras edificações, uma vez que já não podíamos continuar onde tudo começou. Deus mostrou no bairro Paraviana este local que estava à venda, o qual fora visto pelas senhoras de nossa igreja quando evangelizavam num domingo à tarde.

No segundo mês de 2004 o pastor Douglas colocou a primeira pedra para construção do templo. Um ato simbólico, mas que representava uma convicção bíblica dele e a certeza de que no segundo ano de organização da igreja o templo começaria a ser edificado, ainda que na ocasião não houvesse recursos suficientes disponíveis para execução da obra. Afinal sabe-se que Deus é o dono do ouro e da prata e Senhor da seara; Portanto, supriria todas as necessidades da obra.

Como vemos, a obra foi realizada, começando pelo templo, somente o primeiro pavimento, onde nos reunimos por alguns anos, depois o piso superior. Em seguida a quadra; salas; cozinha; apartamentos; alojamentos e demais. Tudo não foi realizado de uma só vez, nem poderia ser! Mas foi edificado passo a passo, com muito esforço de todos, até hoje.

Também na liderança do pastor Douglas a igreja teve o privilégio de organizar a igreja Batista Regular Boas Novas, no bairro Aeroporto, e realizar trabalhos com congregações: na Vila Serra Grande I; no município de Alto Alegre; e agora mais recente o projeto de iniciar uma congregação no bairro Cidade Satélite.

Tudo isso, sob a liderança do pastor Douglas que estimulou a igreja a ter fé e ousadia para avançar na obra de Deus.

Ao longo desses 20 anos muitas outras ações foram realizadas na liderança do pastor Douglas, e apoio de outros líderes desta igreja. Alguns projetos que no primeiro momento pareciam só dele, pastor Douglas, com o tempo foram conquistando o interesse e apoio da igreja, entre os quais destaca-se o projeto de ter em Boa Vista trabalhos de evangelização do povo de língua inglesa (Guianenses) e espanhola (como os venezuelanos e cubanos), bem como um seminário Batista na Venezuela e outro na Guiana, para formação de obreiros nacionais.

O Seminário na Venezuela hoje é uma realidade e na Guiana começou como Instituto. Quanto à evangelização do povo venezuelano, o nosso Deus que responde aos nossos planos e projeto de acordo com a sua vontade e soberania, além de permitir o envio de missionários para aquele país por outras igrejas e agências missionárias, trouxe para o Brasil muitos daquela nação que hoje são assistidos e evangelizados também por meio de nossa igreja. A exemplo da Igreja Calvário que tem um trabalho local de língua espanhola, sob a liderança do pastor Ricardo Ochoa.

Por isso toda igreja Calvário se sente honrada e agradecida por ter iniciado esse projeto de evangelização e missões sob a liderança do pastor Douglas e sua família; e para glória de nosso Deus estarmos juntos ao longo de quase 21 anos. Sabemos que o pastor Douglas continuará conosco em nossos corações como um exemplo de fé e ousadia nas conquistas espirituais para o seu Reino.

Nossos agradecimentos sinceros a este homem de fé e ousadia e também à família. O nosso Deus, soberano e fiel, seja louvado com esse legado do Pr. Douglas e que a Igreja Calvário siga firme no propósito de levar adiante este projeto de evangelização do mundo.

Relato da liderança da Igreja Batista Regular Calvário

Nota muito triste (27/01/1976 a 23/02/2021)

No dia 23 de fevereiro de 2021, com esta matéria em andamento, foi a óbito o filho do Pr. Douglas, Talles Obede de Sousa Alves, que estava internado, também com Covid-19 no mesmo período do pai, e acabou falecendo na noite do mesmo dia, para sepultamento no dia seguinte ao do pai. Obede estava envolvido com vários ministérios na igreja, sendo fiel colaborador na evangelização e na obra missionária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *