Demonstrações, Verdades e Contradições

Alessandro Monteiro  »  fevereiro 2021

Existe uma quantidade finita de técnicas de demonstração na Matemática. Entre elas, as mais utilizadas são: a demonstração direta, demonstração por contraposição, demonstração por indução e a demonstração por contradição. Se queremos provar, por exemplo, que a raiz cúbica de 2 é irracional então podemos supor por absurdo que este fato é falso e através de argumentos lógicos verdadeiros chegamos a uma contradição. Em três passos é possível encontrar uma contradição ao último teorema de Fermat. O que nos leva ao fim da demonstração.

Para mim, se supormos que Deus não existe, então rapidamente encontraremos dezenas de contradições. Algumas “coincidências” que alguns diriam que é uma questão de Fé e outros não saberiam nem o que dizer. Ninguém explica Deus.

Alguém um dia disse: Coincidência é a maneira que Deus encontrou para permanecer no anonimato.

Pois bem, para as coisas espirituais existe uma “cegueira espiritual”. Alguns precisam ver, outros tocar, mas muitos de nenhuma forma conseguem acreditar. Jesus demonstrava seus milagres na frente de várias pessoas e muitos não acreditavam. Mas, hoje, a cegueira está em tudo e por toda parte. Somos bombardeados todos os dias por dezenas de mentiras. E até mentira da mentira, da mentira …. Ela quer estar em tudo. Isso só me faz lembrar do conjunto vazio que está contido em qualquer conjunto. E isso pode ser provado.

Notícias mentirosas que contradizem uma série de verdades, mas muitos não conseguem ver. Provas e demonstrações, ainda que feitas de diferentes modos, estão deixando de ser suficientes. E mais que isso, antes um batismo nos separava, agora basta uma ideia. Uma ideia inserida que nos traz o outro lado da moeda, mas do tipo: se der cara eu ganho e se der coroa você perde. 

A famosa frase de Einstein: “Se A é o sucesso então A = X + Y + Z, onde X é o trabalho, Y é o lazer e Z é manter a boca fechada” pode até não estar completa, mas poderíamos, pelo menos, manter a boca fechada enquanto buscamos a sabedoria de Tiago 1.5. Um relógio parado é mais útil do que outro que atrasa um minuto por dia.

Que um milagre nos aconteça para que os fatos baseados na Verdade e na Justiça possam derrotar o “grande” exército que desesperadamente atira com seus tanques cheios mentiras para todo lado. No fim dos tempos a luta será nitidamente espiritual.

Se uma ideia inserida em nossas mentes é a verdade então não importa o tipo de demonstração, mesmo por redução ao absurdo, não haverá contradição.

Você é um homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? Então refreia a língua do mal e os lábios de falarem o engano. Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la (Salmos 34. 12-14).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *