“Conversa com o Pastor” e “Entrevista.com”

Redação JA  »  novembro 2020

Pr. Mário Baio & Regina – Pr. Paulo Ismael & Maisa

Durante estes meses de distanciamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, todos nós tivemos que reagendar e rearranjar a vida. Tanto a vida particular, quanto a social sofreram modificações nunca antes experimentadas. No início do isolamento, quando parecia que seria por um curto espaço de tempo, pouca preocupação havia, além do medo do contágio. Porém, com o prolongamento do prazo, cada um teve que se adaptar e, no caso das igrejas, também. Cultos on-line, lives, e uma série de procedimentos tomaram conta das programações.

Igrejas que já transmitiam seus cultos pelas redes socais, não sentiram muito, mas a maioria não estava dentro deste mundo virtual e mudanças radicais tiveram que ocorrer. Algumas se deram bem e outras nem tanto, e a maioria das lideranças já admite que as redes sociais passarão a fazer parte das estratégias ministeriais. Muito provavelmente quem não aderir correrá o risco de parar no tempo.

Pode-se dizer que essa investida nas redes sociais forçada pela pandemia, trouxe benefícios para a comunicação e operacionalidade de muitos projetos e ministérios. Cursos de teologia no sistema EaD, por exemplo, cresceram e vão permanecer. A criação de canais de comunicação com o público de dentro e de fora das igrejas também vai se desenvolver além do que imaginamos.

Nesta matéria, ora preparada, o objetivo é destacar uma área de atuação mais ligada à geração de conteúdos e que, certamente, tenderá a crescer. Refiro-me à criação de “programas” estilo entrevista ou bate-papo que poderá produzir informações variadas e de forma ilimitada. Para que isso seja melhor explicado, separei dois “programas” que nasceram recentemente, dentro da pandemia, um em Ribeirão Preto e outro em Barretos.

“Conversa com o Pastor”
Em Ribeirão Preto, os pastores Mário D. Baio e Rodolfo, ambos da Igreja Batista Independente no Parque São Sebastião, iniciaram o “Conversa com o Pastor” no dia 28 de maio, em uma entrevista com o Pr. Alexandre Oliveira, de Serrana SP, sobre o Projeto Antioquia de Plantação de Igrejas. Uma semana antes ambos haviam feito um programa piloto, Pr. Mário entrevistando Pr. Rodolfo, sobre seu Projeto Missionário nas Escolas, Construindo Caráter. Depois não parou mais.

O propósito do “Conversa com o Pastor”, é levar conhecimento bíblico e missionário através de um programa dinâmico e de fácil acesso na internet, onde os irmãos podem participar da conversa enviando perguntas. O programa acontece todas as segundas feiras, às 20 horas, na página do Facebook: Igreja Batista Independente no Parque São Sebastião, e pelo YouTube, no canal IBIPSS, e fica disponível nos próprios canais da igreja.

Para o pastor Mário Baio, o programa tem sido “um tempo muito especial, que tem possibilitado levar informação teológica e missionária de uma forma leve e participativa compreensiva a todos”.

Link: https://www.facebook.com/igrejabatistaindependentenoparquesaosebastiao/videos/


“Entrevista.com”
O segundo programa que separei para comentar nesta matéria, nasceu em Barretos SP, através do Pr. Paulo Ismael, que é membro da Igreja batista Central naquela cidade, liderada pelos pastores Lanny G. Wood e Luciano Martins. Teve início mais recentemente, no dia 25 de setembro deste 2020, sendo que, na estreia, tive a honra de ser o convidado.

No “Entrevista.com”, o propósito principal é levar os ouvintes a conhecer um pouco da vida pessoal de cada entrevistado, mostrando que pastores são pessoas comuns, e muitas vezes com os mesmos problemas de todos os demais. Mostra que todos podem ser usados por Deus. O programa é exibido ao vivo toda sexta-feira, às 20 horas pelo facebook: Paulo Ismael. Posteriormente, os programas ficam postados no YouTube: Paulo Ismael.

Para o pastor Paulo Ismael, o programa tem sido um desafio de disciplina e, ao mesmo tempo uma escola que o leva a conhecer mais de perto cada entrevistado. Como incentivo, suas palavras foram estas: “Convido a cada um para se juntar a nós para, juntos, aprendermos a ser usados a serviço do Senhor, até que Ele venha”.

Link: https://www.facebook.com/paulo.ismael.79

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *