Conselhos para Criar Filhos com Bom Caráter

Betânia Thompson  »   novembro 2021

 O Caráter é ensinado através de um treinamento contínuo.
Ajude seus filhos a criarem bons hábitos, explicando e reforçando-os todos os dias, dando-lhes a oportunidade de obedecê-los. Proporcione para eles responsabilidades e padrões. Use elogios específicos para destacar o bom caráter de seus filhos como: “gostei como você foi responsável” ou “olha como você caprichou!”.

Use a Palavra de Deus no treinamento de seus filhos.
Por exemplo, não vamos assistir isto porque Salmo 101:3 diz “Não porei coisa má diante dos meus olhos. . .” (ACF) e sei que há comportamentos neste programa que não agradam a Deus. Ou “você acha que sua resposta está de acordo com Efésios 4:32?” “Por que sim ou não?”. Não permita que a criança discuta ou falte com o respeito. Ao entrar em discussão estará ensinando a criança que pode faltar com respeito.

Dê afeto aos seus filhos. Com certa frequência, abrace-os e diga que os ama. Gaste tempo de qualidade com os seus filhos. Muito mais do que coisas materiais, seus filhos necessitam da sua atenção. Viva uma vida positiva, com alegria. Lembre-se, seus filhos estão copiando seus passos. Se você viver a vida cristã com alegria é provável que seus filhos vão seguir o seu exemplo.

Os pais são a principal influência na vida dos filhos. Se precisar de ajuda com isto, o Salmo 16:11 tem a receita da alegria, vem com o praticar a presença do Senhor todos os dias. Mantenha as promessas que faz aos seus filhos. Se você prometer passar o dia com a sua família, cumpra. Se você prometer disciplinar quando uma regra for quebrada, discipline. Consistência e integridade começam em casa.

Treine seus filhos em boas maneiras, bons hábitos de trabalho, linguagem de respeito, mordomia do dinheiro e bons hábitos de saúde e segurança. Ao não agir ou falar corretamente, peça-lhes para refazer. Ajude seus filhos a agendar o tempo. Crianças são naturalmente desorganizadas. Se deixar, elas desperdiçam todo o tempo delas.

Não critique o pastor ou professor perante seus filhos. As atitudes que os pais refletem sobre estas áreas importantes na vida dos seus filhos serão copiadas quando eles frequentarem a igreja e a escola. Não ridicularize seus filhos. Nunca despreze seus filhos perante amigos ou parentes. Fora do seu círculo familiar imediato, faça apenas comentários positivos sobre os seus filhos. Eles precisam de todo o apoio que conseguirem, especialmente dos pais. Elogios são públicos, mas a correção é em particular.

Treine suas crianças para serem educadas e amáveis com todos, mas para selecionar com cuidado os amigos próximos. Os amigos errados podem rapidamente acabar com tudo que os pastores, professores e pais têm feito na vida das crianças por anos.

Pratique a disciplina bíblica com consistência e amor. “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela” (Provérbios 22:15, ACF). Esta disciplina deve acontecer assim que possível após o erro, “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal” (Eclesiastes 8:11, ACF), e nunca deve ocorrer no momento da raiva. “E vós, pais, não provoqueis à ira os vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:4, ACF). Eduque seus filhos. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6, ACF).

Quando esta educação deve ocorrer? Segundo Deuteronômio 6:7 e para ensinar os filhos o tempo todo. “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (ACF). Lembre-se também que a disciplina correta dos seus filhos começa com disciplina na sua própria vida. A verdade é que eles aprendem o tempo todo não só do que é falado e ensinado propositalmente, mas também através do que observam nos pais em todos os momentos.

Permaneça na Palavra de Deus (Josué 1:8), ande no Espírito (Gálatas 5:16) peça para Deus te capacitar (I Tessalonicenses 5:25), peça sabedoria (Tiago 1:5) e veja a obra que Ele fará. 

_________________________________________________

Para saber mais sobre educação fundamentada em princípios da Bíblia, leia o nosso próximo artigo e acompanhe o que Deus está fazendo na área de material didático para escolas Cristocêntricas: fundamentocristao.com.br ou ligue para (62) 3954-0061 e  98598-2166.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *