Casa ou Lar?

Uélia Dias  »   março 2022

Segundo o dicionário Houaiss Casa significa edifício de formatos e tamanhos variados, de um ou dois andares, quase sempre destinado a habitação. Lar significa casa de habitação; domicílio familiar; grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto; família; pátria, a terra natal.

Apesar da similaridade na definição das duas palavras casa e lar, há uma grande diferença porque como citado acima casa tem um conceito material e lar tem um conceito afetivo, o homem anda incessantemente em busca de casa e através do seu trabalho árduo consegue adquiri-la, uma, duas e/ou quantas mais o dinheiro lhe puder fornecer ou ele desejar, entretanto o lar não pode ser pago pelo preço do dinheiro. Lar é o lugar onde habitamos e nos despimos de todas as máscaras sociais, é nele que tiramos todos os acessórios que usamos e são eles: sapatos, saltos, roupas, maquiagens e perucas porque só nele somos nós mesmos. O lar possui um valor imensurável e o dinheiro é incapaz de comprá-lo.

As palavras casa e lar são sinônimos, porém, a essência de significado é diferente. Sabemos que somos capazes de construir e possuir várias coisas, contudo a construção de um lar requer: dedicação, entrega, diálogo, manifestação de amor e apreço, é nele o lugar de intimidade, de relacionamento, de renúncias, é nele que construímos laços de amizade e companheirismo. Quantos desejam chegar em um lar efetivamente genuíno, limpo, quente e confortável? Quantos anseiam por relacionamentos saudáveis dentro do lar? Quantos aspiram por ter paz dentro dele? Quantos anelam que o lar verdadeiramente seja um pedacinho do céu? O que temos perdido dentro dos nossos lares? No livro de Lucas 15.8 Jesus nos relata sobre a parábola da dracma perdida.

Sabemos que dracma é dinheiro, tem valor intrínseco e quantos valores têm sumido de dentro das nossas casas?  Vai-se desaparecendo valores de dentro dos lares como: honra, respeito, obediência, pureza e tantos mais… Muitas vezes não se vê o valor que foi perdido na casa até perceber sua degradação, mas se perdemos valores dentro de casa é porque ela está escura. Necessário é que acendamos a candeia e tragamos luz Sl 119.105. Precisamos trazer a luz da palavra de Deus para dentro de nossas casas Dt 6.6-7. Retornar aos princípios e propósitos de Yahweh para os nossos lares. A palavra de Elohim, Deus, precisa ser lida, meditada e praticada dentro de nossos lares continuamente ao amanhecer e anoitecer, desta maneira retomaremos os valores do reino que nos exorta, consola e edifica.

A dracma aparece quando a candeia, a luz, é acesa e a casa é varrida de forma cuidadosa e impecável. Sabemos que há nas mídias sociais e televisores coisa boa e útil, contudo não devemos permitir que o lixo delas e todo embaraço, entrem em nossos lares e roube o nosso tempo com a família, roube a nossa santidade e intimidade com Deus, que não nos moldemos a realidade corrompida e nem nos conformemos com este século Rm 12.2. Não podemos viver desconectados de Adonai, o Eterno, portanto, que possamos varrer dos nossos lares tudo que nos afaste Dele e que aprendamos a acender a candeia dentro de nosso lar e enchê-lo da palavra de Deus. Leiamos a bíblia dentro dos nossos lares para que a alegria do Senhor permaneça nele Fp 4.4.

Uélia Dias Mendes Ferreira

4 respostas para “Casa ou Lar?”

  1. Lourival disse:

    Muito boa essa palavra falando a respeito do lar casa Deus seja louvado

  2. Irene disse:

    Muito bem posto. Casa x lar. Lar é o aconchego com paz, respeito, fidelidade, reciprocidade. Casas são apenas construções de todas formas e tamanhos. Parabéns!

  3. Vanice da Silva Oliveira disse:

    Perfeita definição de casa e lar! Parabéns!!!

  4. Andreia Viana disse:

    Que delícia de texto! Obrigada, querida Uelia! Que a Palavra do Senhor seja o maior deleite em nossos lares de amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.