Ainda haverá tempo para um cafezinho?

Paulo Arruda  »   março 2021

Há algum tempo atrás eu escrevi um artigo, logo depois de participar do funeral de um amigo e constatar que ali tinha encontrado outros que já não via há muito tempo. O título do artigo era: “Vamos tomar um cafezinho? ” Esse artigo fazia referência a um mundo tão conturbado em que vivemos e tão cheio de compromissos “inadiáveis”, que praticamente não tínhamos mais tempo para uma conversa informal com os amigos e as vezes nem mesmo com os familiares.

E, assim sendo, praticamente, o único lugar comum estava sendo os velórios, onde, por força do costume de prestar uma última homenagem ao “de cujos”, comparecíamos e, então ali, juntamente com os outros vivendo na mesma situação, nos víamos tomando um cafezinho e, como se diz em algumas regiões do Brasil, tendo um dedinho de prosa. Depois daquele momento, infelizmente, só um próximo velório nos encontraríamos novamente.

Estou aqui com os meus botões e com a D. Eloina, minha fiel companheira, lembrando desse texto em razão de que, no atual momento de pandemia que estamos passando, do Covid-19, até isso nos foi tirado e não tem sido permitido a nós, face a morte dos nossos entes queridos, nem o cafezinho, nem tampouco um dedo de prosa, e isso nos leva a refletir sobre os nossos verdadeiros interesses e valores pessoais, do quanto estávamos negligenciando as oportunidades de fazer uma visita, mesmo que fosse de médico, na casa daqueles que nos são tão próximos, fossem parentes ou amigos, e o quanto isso nos tem feito falta hoje, pois estamos praticamente fechados cada qual no seu casulo, num individualismo que até pode gerar o egoísmo e a insensibilidade, ou mesmo aflorar de forma demasiada naqueles que já possuem.

Portanto, daí surgiu a pergunta que fiz a mim mesmo: “Ainda haverá tempo para um cafezinho? ”, e, sinceramente não sei a resposta, haja vista que a nossa vida é como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa, conforme escreveu o Apóstolo Tiago (4.14).

Desta forma, amados, já que estamos vivendo tempos difíceis em que não nos é permitido nem um cafezinho nos velórios, vamos usar de sabedoria com aquilo que temos no momento, vamos nos usar o WhatsApp no modo vídeo para nos comunicarmos, para nos vermos e conversamos um pouco, mesmo que a distância? Vamos tomar um cafezinho on line?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *