A vinha de Nabote

Pércio Coutinho  »   dezembro 2021

» 1 Reis 21

Acabe desejava a vinha de Nabote com a intenção de fazer um jardim para o palácio dele, uma vez que a vinha era ao lado do palácio. A questão era que Nabote não queria vender a vinha, pois era herança da família.

Acabe não estava confiscando a vinha de Nabote, mas propondo um preço justo por ela. Porém, como vemos pela tristeza de Acabe, ele não apenas queria comprar uma propriedade com uma finalidade lícita. Ele estava quebrando o mandamento que diz: “Não cobiçarás”. No Israel antigo, as heranças deveriam ser respeitadas e deixadas na própria família.

A percepção de Jezabel pela tristeza de Acabe direcionou-o a agir de modo errado, injusto e violento. Jezabel tinha uma liderança sobre Acabe, sem dúvida. Ela articulou uma situação em que Nabote foi acusado falsamente como um rebelde contra a lei de Deus. Nabote foi morto e Acabe ficou com a propriedade que ele tanto queria (v.1-16).

“De acordo com as leis hebréias, os terrenos não deviam vender-se, porque eram patrimônio familiar. Cf. Nm 27.7-11; 36.1-12; Dt 19.14; Rt 4.1-11; Jr 32.6-9.”

As oportunidades que Acabe teve foram desperdiçadas, em parte porque ouviu Jezabel, sua esposa idólatra e, claro, por responsabilidade própria. Quando não temos o coração correto diante dos planos de Deus, as pessoas se amontoarão para nos ajudar a desviarmos do Senhor.

Não faltarão oportunidades para nos afastarmos de Deus. A família de Acabe, por causa de seus pecados pessoais, morreria violentamente e seria comida por cães e aves de rapina. Deus lembrou Acabe dos dois reis que tiveram suas famílias destruídas, Jeroboão e Baasa. Por pior que tenha sido Acabe, a Palavra de Deus o impactou e ele se humilhou. Deus permitiu, por causa da contrição, que Acabe fosse poupado em vida de ver as calamidades sobre a família (v.17-29).

Com essa história, vemos que a luz de Deus ainda brilha sobre os perversos. Deus está levantando, ainda hoje, servos de Deus como Elias com coragem suficiente para apontar os pecados da humanidade. O arrependimento de Acabe também mostra que há esperança para mudança de vida.

Você pode ser usado grandemente por Deus para alcançar povos com a mensagem de Jesus Cristo. Converse com seu pastor e líderes. Considere estudar a Palavra de Deus e se preparar para Ele dirigir sua vida para ser ainda mais útil na obra de Deus. O Instituto Bíblico Peniel está pronto para o ajudar. Venha nos visitar e conhecer nossa Escola Bíblica.


Pércio Coutinho Pereira. Professor e diretor do Instituto Bíblico Peniel
Pastor da Igreja Batista Bíblica em Jacutinga – MG
Pessoal: perciocoutinho@gmail.com e WhatsApp (35) 99210 9841
Blog: http://obomministro.blogspot.com/
Podcast: O Bom Ministro e sua doutrina
https://www.facebook.com/penielmntb
Instagram: @penielmntb
WhatsApp de Peniel: (35) 99104-0241

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *