A Depressão é mais do que real, é complexa

Alessandro Monteiro  »   julho 2021

Pode tomar apenas valores reais e o que é pequeno e bem superável para uns pode não ser para outros. Mesmo assim não deixa de ser complexa. Pode ainda ser totalmente complexa e imaginária. Puramente imaginário como os números. A solução é mais do que simplesmente achamos, e é mais do que simplesmente falta do que fazer. Se é puramente simples como encontrar raízes de números negativos ou simplesmente pura como orar e ler mais a Bíblia então o que fazes parado enquanto poderia ajudar tantas pessoas?  Aliás, antes da pandemia, eram 6 a cada 10 pessoas os que estatisticamente sofriam ou sofreram algum grau de depressão. Sendo que dessas seis, pelo menos uma, já pensou em suicídio.  Uma estatística mostrada por especialistas cristãos na área. Como estão agora estes números? Somos especialistas em que? Como podemos ajudar?

Para Spurgeon, um dos que sofreram por longa ou toda a vida com esse mal, a depressão é um poço que pode parecer ter uma profundidade sem fim, mas com uma esperança: a Graça de Deus é ainda mais profunda. Para Neil T. Anderson, um pastor cristão especialista na área, a depressão é um momento em que estamos no meio do mar apoiando-nos em boias que são mentiras que bombardeiam a mente, mas que devemos decidir nadar com todas as forças até a praia das verdades, das verdades de Cristo. Precisamos citar também Lutero? Ajude-nos então neste sentido. Se for para julgar já fazemos isso além da conta. Aliás, nem dormimos, pois fazemos o tempo todo. A mente não cessa de trabalhar. É o que imaginamos em nossa alma, é o que por enquanto somos (Provérbios 23.7).

Depressão não é fraqueza. Pode o coração ficar alguns minutos sem bater, podemos ficar alguns minutos sem respirar, alguns dias sem beber água e vários dias sem comer. Existem cálculos fixos para isso, mas quanto tempo você pode ficar sem esperança? Depressão não é simplesmente falta de Fé? Há como medir? Seria a tua pequena e então porque isso já não é suficiente para te fazer andares sobre as águas? Pessoas que definem erroneamente a depressão será que já tiveram 3 minutos dela? Foi a tua de mesmo grau a ponto de apenas desdenhar? Por favor, ajude-nos.

Ainda que 10% das pessoas precisem tomar uma medicação, a depressão não é loucura e as lágrimas demonstram que não estamos loucos. É um simples exagero, falta de atitude ou covardia? Se falta atitude para nadar então você nos deixará morrer mesmo afogado em tanto injustiça, angústia ou sentimento de que as coisas não darão mais certo? Preferimos os antidepressivos, antipsicóticos ou ansiolíticos, ainda que os dois últimos apenas nos deixem mais lentos e não curem nada, do que os vazios trazidos por você.
O câncer não chegou no coração, mas nele chegou o vazio e parece sem fim. O Espírito está sendo esmagado ao extremo. Mas, há um grito de socorro. Tem alguém aí em cima que pare de jogar água ou que simplesmente ache que é só subir pela corda? Nessas soluções isoladamente já pensamos. Quem dera nos afogássemos. Apenas faremos similarmente como a água e nos infiltraremos para os lugares mais baixos. E subir a corda só tem um sentido para nós. Quantos pastores usam ela depois de não mais acharem solução? Nada existirá além do vazio amanhã quando não temos nem mesmo o privilégio de acordar. Balance a cabeça e diga mais uma vez: É auto piedade, deixa morrer!

Os números reais podem ser ordenados e comparados, mas os complexos, não. Os números imaginários ainda se pode ver, mas as feridas da alma estão em outra dimensão. Você é real e eu sou imaginariamente complexo? Pode ser, mas vamos juntos nos ajudar, pois amanhã pode ser você. Hoje, você é meu amigo ou amigo de Jó? Se é pecado escondido então estamos iguais, pelo menos até daqui a pouco.

Que venha amanhã mais um aniversário, manhãs minhas dadas pelo Senhor com sua infinita graça e misericórdia, com outras perspectivas definidas por mim nos últimos quatro anos, onde as luzes parecem tem sido apagadas, mas que desisti de acendê-las por conta própria. Sou grato a Ele porque mesmo sendo o pior dos pecadores ele não desiste de mim, além de me dar todos os dias muito mais do que eu mereço. Tenho uma mãe maravilhosa, onde por ela busquei bons lugares no pódio, e que Deus tem cuidado dela junto comigo e meus irmãos, e uma família linda, uma filha e esposa que é o melhor do que eu poderia ter nesta vida, que foram dadas exclusivamente pelo Senhor. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte (2 Coríntios 12.10). E você? Vamos que vamos! A única e verdadeira esperança é Jesus Cristo! Aleluia!

Que o Deus da esperança nos encha de todo o gozo no nosso crer. Que sejamos ricos em esperança no poder do Espírito Santo (Romanos 15.13).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *