A Intolerância dos Autoritários

Bruno Oliveira  »   julho 2022

(Pastores que se Acham os Donos da Verdade)

Em todo o lugar tem gente se achando o “dono da verdade”! Não é difícil encontrar um político teimoso ou um patrão cabeça-dura (irredutível) ou mesmo um colega de trabalho que, sabe dar palpite sobre tudo e sobre todos, mas nunca aceita uma opinião adversa! Na cabeça deles, eles sempre têm a razão, não importando a coerência dos argumentos contrários!

Infelizmente, se procurarmos no meio religioso, lá também encontraremos essa classe imatura de pessoas!

Há alguns pastores que, ao invés de EXPOREM suas crenças e preferências, IMPÕEM sobre os outros aquilo que creem!

Aqueles que aceitam a totalidade de suas crenças e preferências são bem-vindos e considerados amigos. Já aqueles que pensam diferente, mesmo no tocante à uma mera parte de suas preferências (assuntos periféricos), são descartados e excluídos.  

Conheço missionários batistas tradicionais que, estão no campo e não recebem apoio financeiro de suas igrejas enviadoras! Lamentavelmente isto acontece porque não pensam nem agem 100% em conformidade com as preferências de seus antigos pastores. Ou seja, tais missionários não fazem parte do Quadro de Missões de suas igrejas-mãe porque ali presidem pastores autoritários e intolerantes.

Por estarem tão cheios de si e tão convencidos de que estão sempre certos, erroneamente atacam quem pensa diferente e não simplesmente a ideia de quem pensa diferente. Isto é, não sabem discernir a ideia do ser humano por detrás da ideia.

Deste modo, o debate deixa o campo ou o mundo das ideias e parte para uma desprezível ofensa a nível pessoal!

Ironicamente, muitos pastores que se acham os “donos da verdade”, além de excluírem os outros, acabam promovendo sua própria auto exclusão. Assim como não encontraremos na Terra um único casal que concorde unanimemente em todas as coisas, tampouco encontraremos no meio pastoral dois pastores que estejam integralmente de acordo em todas suas crenças e preferências! Nesta curta vida terrena, ou aprendemos a conviver com as diferenças dos diferentes ou morreremos solteiros e isolados no mundo!

Por isso, minha oração ao Senhor Jesus é que, cada pastor batista (falo principalmente aos independentes, bíblicos e regulares), saiba respeitar com ética e humildade as diferenças presentes em nosso meio (sem necessariamente concordar com elas) e apoie aqueles que, com o coração sincero lutam em favor do avanço do Reino de Deus!

4 respostas para “A Intolerância dos Autoritários”

  1. Concordo integralmente. E o quadro político dos últimos anos tem agravado isso no meio evangélico.

  2. Josué Amaral disse:

    Vejo que muitas preferências pessoais não interferem na base doutrinaria, mas os ‘ donos da verdade ‘ não aceitam a liberdade que cada um deve ter de expressão.

    • Pr. Bruno disse:

      Exatamente! A meu ver, a maioria das preferências são escolhas pessoais que, a pesar de não interferirem na base doutrinária bíblica, são impostas por alguns como verdades únicas e absolutas.

  3. Palmiro+Viana+Araújo disse:

    A falta do AMOR exemplar de DEUS, infelizmente muitas Igrejas evangélicas tem decaido, em nosso tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.