10 características de um crente espiritual

José Infante  »   agosto 2021

Alguém disse que “a santificação é o lado visível da salvação”. Certíssimo. Crente que não é santificado é “crente estranho”! Ou então, daqueles que confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, reprovados para toda a boa obra” (Tt 1:16).

Neste tempo pós-modernidade marcado por grande esfriamento, indiferença à doutrina e falta de temor a Deus, selecionei (dentre muitas) 10 características visíveis no viver do Crente Espiritual:

1. O Crente Espiritual anseia por santidade. Luta com Deus em Oração por um coração puro e por um espírito reto – para ser mais semelhante a Cristo (Sl 51:10).

2. O Crente Espiritual quer ver Jesus glorificado através da sua vida – até mesmo sofrer danos, para que o nome do Senhor seja glorificado (Gl 1:24).

3. O Crente Espiritual sobe o Calvário em lágrimas. Quer ser crucificado com Cristo. No dizer de A. Tozer, “esta cruz não nos é imposta; nós a tomamos voluntariamente com pleno conhecimento das consequências”. Não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim (Gl 2:20).

4. O Crente Espiritual fala mais das coisas do Alto, pois é cheio do Espírito, ou seja, cheio de Bíblia. E sendo assim, a boca do justo fala a sabedoria… pois da abundância do seu coração fala a boca (Sl 37:30; Lc 6:45).

5. O Crente Espiritual é aquele que prefere morrer do que trair a Causa. Anseia pela bem-aventurança do temor a Deus (Sl 119: 1-3) Vigia e Orapara não ser “pedra de tropeço”, pois está escrito: Ai daquele homem por quem o escândalo vem (Mt 18:7).

6. O Crente Espiritual é humilde de coração. Busca sem cessar aquele espírito de João Batista quando disse de Jesus: Convém que Ele cresça e eu diminua (Jo 3:30).

7. O Crente Espiritual tem “bolso convertido”. Dá com alegria. O Pr. Agnaldo Sacramento conta de “um crente que na hora de ser batizado, o Pastor pediu-o que tirasse o dinheiro do bolso, mas prontamente respondeu o batizando: ‘O meu dinheiro também se converteu e deve ser batizado’. De fato, o convertido dá porque ama.

8. O Crente Espiritual tem domínio próprio, pois tem intimidade com Deus. Foge da prostituição, da idolatria e das paixões da mocidade (1a Co 6:18; 10:14; 2a Tm 2:22)! Isso somente o salvo faz, pois Guarda no coração as Escrituras para não pecar contra Deus (Sl 119: 9-11).

9. O Crente Espiritual não é problema na Igreja, é solução. É manso e pacificador. Sobre os tais, disse Jesus: Bem-aventurado os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus (Mt 5:8). O pacificador é reconciliador. Ama ver a igreja respirando paz (1a Ts 5:15).

10. O Crente Espiritual é semelhante as virgens prudentes, pois cuida de manter o “azeite na candeia” aguardando o Noivo – o encontro com Jesus nos ares… (1a Ts 4:17),

Biblicamente essas – e outras mais – respondem à pergunta do salmista: Que darei ao Senhor por todos os benefícios que tem feito para comigo? Os fiéis respondem: O amor de Cristo nos constrange… a andarmos na presença do Senhor na terra dos viventes (Sl 116:12; 2a Co 5:14; Sl 116:9). Aviva-nos, Senhor!

Uma resposta para “10 características de um crente espiritual”

  1. Palmiro Viana Araújo disse:

    Realmente tudo que foi dito é uma realidade para quem considera o amor da TRINIDADE na sua vida, sempre pesso a DEUS a continuação do meu período de peregrinação nestes dias do princípio das dores, nós estamos diante das provações qual deve ser o nosso comportamento. IS. 55:8’9 devemos abraçar o que DEUS diz sobre os PENSAMENTOS e CAMINHOS, colocando em prática para isto temos a BÍBLIA, ” SÃ DOUTRINA” para sermos visíveis, SAL na TERRA e LUZ no Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *